A NATUREZA DAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS PROPOSTAS EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA E PRIMEIRO ANO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2816Palavras-chave:
Atividades matemáticas, Prática Pedagógica, Conteúdos predominantesResumo
Esse texto apresenta considerações sobre uma pesquisa realizada em nível de mestrado em educação e aborda resultados sobre a natureza das atividades matemáticas propostas por professoras de Educação Infantil (pré-escola) e do Ensino Fundamental (primeiro ano) durante o período em que realizamos a coleta de dados (agosto/2010 a julho/2011) ressaltando os assuntos que foram predominantes. Da análise dos dados conclui-se que: existe uma forte tendência no ensino de números e sistema de numeração, conteúdo que as professoras demonstram ter mais conhecimento; o padrão de ensino predominante é a utilização do livro didático/apostila, jogos e atividades exploratórias são pouco enfatizados no contexto das aulas. Contudo, cabe a ressalva de que uma proposta de trabalho com a Matemática na infância deve incorporar contextos do mundo real o que vai muito além de se trabalhar somente com o registro escrito e priorizar um conteúdo matemático em detrimento de outros.
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