OS QUILOMBOLAS E O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO VALE DO RIBEIRA PARANÁ: DIVERSIDADES CULTURAIS, ENQUADRAMENTOS BUROCRÁTICOS E AÇÕES DOS MEDIADORES TÉCNICOS E SOCIOPOLÍTICOS (Marrons and Food Acquisition Program (PAA) in the Ribeira Vale...)

Autores

  • Crsitiane Coradin Universidade Federal de Santa maria
  • Renato Santos de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i26.2875

Palavras-chave:

Extensão Rural, Políticas Públicas, Quilombolas, Agricultura Camponesa

Resumo

Na atualidade, o PAA destaca-se no Brasil como uma das principais políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e da Agricultura Familiar. No entanto, recentes conflitos sociais com relação ao cumprimento de exigências burocráticas para acesso ao Programa indicam a necessidade de pesquisas sobre o tema. Nesse sentido, esse artigo objetiva analisar os principais estrangulamentos burocráticos vivenciados pelos quilombolas para inserção e gestão no Programa, vinculados à intervenção de mediadores técnicos e sociopolíticos. Como objetivos específicos deseja-se: a) compreender os impactos na condição camponesa em decorrência de sua inserção no PAA; b) identificar e analisar os principais constrangimentos burocráticos vivenciados pelos quilombolas para acesso ao PAA; c) compreender os principais entraves burocráticos identificados na gestão do Programa; e d) analisar as ações sociais desenvolvidas pelos mediadores técnicos e sociopolíticos na execução do Programa. Os principais resultados obtidos indicam que a assimilação do padrão burocrático pelos quilombolas tem ocorrido pela sua sobreposição a padrões culturais do grupo, sustentadas pelas mediações sociais estabelecidas nesse bojo. Este estudo está estruturado em introdução, desenvolvimento dos objetivos específicos e considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Santos de Souza

Doutor em Administração

Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Membro do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural

Departamento de Extensão Rural

Downloads

Publicado

2015-06-04

Como Citar

Coradin, C., & Souza, R. S. de. (2015). OS QUILOMBOLAS E O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO VALE DO RIBEIRA PARANÁ: DIVERSIDADES CULTURAIS, ENQUADRAMENTOS BUROCRÁTICOS E AÇÕES DOS MEDIADORES TÉCNICOS E SOCIOPOLÍTICOS (Marrons and Food Acquisition Program (PAA) in the Ribeira Vale.). REVISTA NERA, (26), 122–146. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i26.2875