EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NA GRADUAÇÃO: EM FOCO A LITERATURA INFANTIL

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Heloisa Toshie Irie Saito

Resumo


Considerando as inúmeras e valorosas contribuições da literatura infantil para os processos de ensino e aprendizagem, ressaltadas por diversos autores, o objetivo deste trabalho é apresentar experiências que envolveram a literatura infantil, desenvolvidas em cursos de Pedagogia, as quais envolveram acadêmicos no estudo de produções científicas acerca do tema em questão, na seleção das obras de literatura infantil, na preparação dos materiais, na narração de histórias para crianças, bem como nas atividades planejadas posteriores a ela. Tais experiências revelaram grande motivação e envolvimento dos acadêmicos os quais compreenderam o relevante papel da literatura infantil na formação humana, destacando a grande contribuição do trabalho para a formação docente. Além disso, evidenciaram que tanto no universo acadêmico quanto no das instituições de educação infantil há a escassez de momentos de vivência, aprofundamento e experimentação da literatura infantil.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3702


Palavras-chave


Literatura infantil. Formação de professores. Educação infantil.

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3702


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com