DINÂMICA AGRÁRIA E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO PANTANAL BRASILEIRO (Dynamic agrarian and environmental sustainability in the Pantanal Brazilian)

Autores

  • Onélia Carmem Rossetto Universidade Federal do Mato Grosso
  • Eduardo Paulon Girardi Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i21.2115

Palavras-chave:

dinâmica agrária, sustentabilidade socioambiental, Pantanal, pecuária.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma análise da dinâmica agrária do Pantanal brasileiro com foco na porção mato-grossense e, para isso, tomamos como referência a sustentabilidade socioambiental. A abordagem da dinâmica agrária a partir da sustentabilidade socioambiental é particularmente útil neste caso por se tratar o Pantanal de uma região com importante peso do rural e de ecossistema frágil e particular, cuja maior parte das terras está sob o domínio privado, e que tem apresentado sinais de intensificação da antropização pela atividade econômica dominante – a pecuária. Com este artigo esperamos contribuir de alguma forma para o entendimento da dinâmica agrária do Pantanal, região bastante negligenciada pelos estudos desta natureza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigo original

Como Citar

DINÂMICA AGRÁRIA E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO PANTANAL BRASILEIRO (Dynamic agrarian and environmental sustainability in the Pantanal Brazilian). (2013). REVISTA NERA, 21, 135-161. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i21.2115