Dinâmicas territoriais e estratégias de permanência no Projeto de Assentamento Luís Carlos Prestes, Irituia (Pará, Brasil) / Territorial dynamics and permanence strategies in the Luís Carlos Prestes Settlement Project, Irituia (Pará, Brazil) / Dinámicas territoriales y estrategias de permanencia en el Proyecto de Asentamiento Luís Carlos Prestes, Irituia (Pará, Brasil)
DOI :
https://doi.org/10.1590/1806-675520252810726Mots-clés :
Amazônia, Assentamentos rurais, Reforma agráriaRésumé
Este trabalho trata do tema de reforma agrária e das dinâmicas territoriais no Projeto de Assentamento (PA) Luís Carlos Prestes, localizado no município de Irituia – Pará. Buscou-se problematizar acerca da ameaça quanto ao desaparecimento e identificar estratégias que possibilitam a continuidade do PA como território de reforma agrária, em virtude do índice de venda de lotes. A metodologia fundamenta-se em observação participante e ocorreu de janeiro ajulho de 2023, com entrevistas semiestruturadas, junto a nove (9) de um grupo de dezenove (19) dos primeirosocupantes e um dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST.A pesquisa aponta que a venda de 28 (59,57%) lotes dos 47 assentados inicialmente está implicada em precariedades e impulsionada pela forte pressão fundiária. Embora identificou-se forte processo de prática de pecuária bovina exclusiva (60,71%), outro percentual de novos ocupantes (35,71%) que desenvolvem práticas em meio às estratégias em parcerias mediadas pelo MST, como a ajuda mútua, o manejo sustentável e a pluriatividade. Essas são algumas características que apontamos como possibilidades para a permanência e a manutenção do assentamento enquanto território de reforma agrária.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright REVISTA NERA 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











