FINAPOP (2020-2022) - Renda da terra e reforma agrária: entre a ficção da propriedade e a realidade da agricultura familiar / FINAPOP (2020-2022) - Land rent and agrarian reform: between the fiction of property and the reality of family farming/ FINAPOP (2020-2022) - Renta de tierra y reforma agraria: entre la ficción de la propiedad y la realidad de la agricultura familia
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-675520252811072Palavras-chave:
Renda da terra, agricultura familiar, cooperativismo rural, agroecologia, FINAPOPResumo
A concentração de terras agrícolas no Brasil é histórica e estruturalmente marcada por desigualdades fundiárias, exploração da força do trabalho rural e dominação capitalista sobre os recursos naturais. Nesse contexto, iniciativas como o FINAPOP (Financiamento Popular da Agricultura Familiar), surgem como contraponto às lógicas hegemônicas do agronegócio e da renda fundiária. Desta forma, o artigo objetiva analisar a experiência do FINAPOP como uma proposta alternativa ao modelo tradicional de financiamento do agronegócio de modo a democratizar o acesso ao crédito agrícola e a fortalecer projetos sustentáveis de base agroecológica. Como resultado de uma tese de doutorado da Universidade Estadual de Londrina (UEL) o trabalho conta com a metodologia qualitativa. Tem como base teórico-epistemológica o materialismo-histórico-dialético referendado na análise da materialidade por meio de revisão teórica observação em campo junto aos assentamentos visitados. O principal resultado do artigo está em apresentar o modelo de financiamento popular que desafia a lógica da renda da terra no capitalismo, propõe novos paradigmas de relação entre sociedade e produção agrícola e fortalece as lutas do campo pela dignidade e soberania alimentar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











