FINAPOP (2020-2022) - Renda da terra e reforma agrária: entre a ficção da propriedade e a realidade da agricultura familiar / FINAPOP (2020-2022) - Land rent and agrarian reform: between the fiction of property and the reality of family farming/ FINAPOP (2020-2022) - Renta de tierra y reforma agraria: entre la ficción de la propiedad y la realidad de la agricultura familia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-675520252811072

Palavras-chave:

Renda da terra, agricultura familiar, cooperativismo rural, agroecologia, FINAPOP

Resumo

A concentração de terras agrícolas no Brasil é histórica e estruturalmente marcada por desigualdades fundiárias, exploração da força do trabalho rural e dominação capitalista sobre os recursos naturais. Nesse contexto, iniciativas como o FINAPOP (Financiamento Popular da Agricultura Familiar), surgem como contraponto às lógicas hegemônicas do agronegócio e da renda fundiária. Desta forma, o artigo objetiva analisar a experiência do FINAPOP como uma proposta alternativa ao modelo tradicional de financiamento do agronegócio de modo a democratizar o acesso ao crédito agrícola e a fortalecer projetos sustentáveis de base agroecológica. Como resultado de uma tese de doutorado da Universidade Estadual de Londrina (UEL) o trabalho conta com a metodologia qualitativa. Tem como base teórico-epistemológica o materialismo-histórico-dialético referendado na análise da materialidade por meio de revisão teórica observação em campo junto aos assentamentos visitados. O principal resultado do artigo está em apresentar o modelo de financiamento popular que desafia a lógica da renda da terra no capitalismo, propõe novos paradigmas de relação entre sociedade e produção agrícola e fortalece as lutas do campo pela dignidade e soberania alimentar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lenir Candida de Assis, Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, Paraná, Brasil

    Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Deputada Federal pelo Partido dos Trabalhadores do Paraná (em exercício).

  • Fábio Lanza, Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, Paraná, Brasil

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Campus da UNESP (Bacharelado-1997 e Licenciatura-2001), mestrado em História pela Faculdade de História Direito e Serviço Social Campus da UNESP de Franca (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2006). Atualmente é professor do ensino superior no Departamento de Ciências Sociais da sua Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Mestrado e Doutorado), do Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO, da Especialização em Religiões e Religiosidades na Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL), atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Religiões; Ditadura Militar e Religiões; Educação e Ensino Religioso; Ensino de Sociologia; Extensão e Educação.

Publicado

2025-12-19

Edição

Seção

Artigo original

Como Citar

FINAPOP (2020-2022) - Renda da terra e reforma agrária: entre a ficção da propriedade e a realidade da agricultura familiar / FINAPOP (2020-2022) - Land rent and agrarian reform: between the fiction of property and the reality of family farming/ FINAPOP (2020-2022) - Renta de tierra y reforma agraria: entre la ficción de la propiedad y la realidad de la agricultura familia. (2025). REVISTA NERA, 28(4). https://doi.org/10.1590/1806-675520252811072