FINAPOP (2020-2022) - Renda da terra e reforma agrária: entre a ficção da propriedade e a realidade da agricultura familiar / FINAPOP (2020-2022) - Land rent and agrarian reform: between the fiction of property and the reality of family farming/ FINAPOP (2020-2022) - Renta de tierra y reforma agraria: entre la ficción de la propiedad y la realidad de la agricultura familia
DOI :
https://doi.org/10.1590/1806-675520252811072Mots-clés :
Renda da terra, agricultura familiar, cooperativismo rural, agroecologia, FINAPOPRésumé
A concentração de terras agrícolas no Brasil é histórica e estruturalmente marcada por desigualdades fundiárias, exploração da força do trabalho rural e dominação capitalista sobre os recursos naturais. Nesse contexto, iniciativas como o FINAPOP (Financiamento Popular da Agricultura Familiar), surgem como contraponto às lógicas hegemônicas do agronegócio e da renda fundiária. Desta forma, o artigo objetiva analisar a experiência do FINAPOP como uma proposta alternativa ao modelo tradicional de financiamento do agronegócio de modo a democratizar o acesso ao crédito agrícola e a fortalecer projetos sustentáveis de base agroecológica. Como resultado de uma tese de doutorado da Universidade Estadual de Londrina (UEL) o trabalho conta com a metodologia qualitativa. Tem como base teórico-epistemológica o materialismo-histórico-dialético referendado na análise da materialidade por meio de revisão teórica observação em campo junto aos assentamentos visitados. O principal resultado do artigo está em apresentar o modelo de financiamento popular que desafia a lógica da renda da terra no capitalismo, propõe novos paradigmas de relação entre sociedade e produção agrícola e fortalece as lutas do campo pela dignidade e soberania alimentar.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright REVISTA NERA 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











