Transferência de valor e agronegócio: as Timber Investment Management Organizations (TIMO) no complexo eucalipto-celulose-papel em Mato Grosso do Sul (MS) - Brasil/ Value transfer and agribusiness: Timber Investment Management Organizations (TIMO) in the eucalyptus-cellulose-paper complex in Mato Grosso do Sul (MS) - Brasil / Transferencia de valor y agronegocio: las Timber Investment Management Organizations (TIMO) en el complejo eucalipto-celulosa-papel de Mato Grosso do Sul (MS) - Brasil
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v27i4.10625Mots-clés :
financeirização da agricultura, agronegócio, papel e celuloseRésumé
O texto em tela é uma investigação do processo de transferência de valor a partir das TIMO’s que operam no agronegócio de eucalipto, celulose e papel no leste do Mato Grosso do Sul. Tem como matrizes teórico-metodológicas a Teoria Marxista da Dependência e a Geografia. Em termos de procedimentos metodológicos, recorremos à análise do material bibliográfico e documental, sobretudo aqueles referentes às informações disponibilizadas pelas empresas Suzano e Eldorado, ou pelos representantes do setor. O foco, contudo, foi a análise das informações e dados obtidos a partir de documentos das empresas TTG Brasil, Lacan Florestal e Valor Florestal, os quais ajudaram a lançar luz sobre a hipótese de que financeirização do agronegócio de eucalipto, celulose e papel no Mato Grosso do Sul passa pelo processo de transferência de valor vista a partir das estratégias da TIMO’s. Dentre os resultados, destaca-se o rastreamento e a identificação das TIMO’s que estão presentes em Mato Grosso do Sul, bem como os municípios de atuação, área sob controle, operações financeiras e nexos objetivos que conectam, com determinadas mediações, o capital estrangeiro e nacional/local no processo de apropriação e transferência de valor a partir do setor de celulose e papel.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA NERA 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.