A CRÍTICA AO PESQUISADOR E SEU EXEMPLO NA GEOGRAFIA REGIONAL: A PROPOSTA DE PASQUALE PETRONE PARA A VALE DO RIBEIRA / A critique of the researcher and its regional exemplary: the proposal of Pasquale Petrone to the Ribeira Valley / La critica al investigador y su ejemplo en la geografia regional: la propuesta de Pasquale Petrone para la Baixada do Ribeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i60.8399

Palavras-chave:

crítica do sujeito, Pasquale Petrone, geografia regional.

Resumo

Apesar do atual absurdo cenário político brasileiro, em muito decorrente do deliberado descaso do presente governo federal, não nos focaremos em criticar tais negligentes práticas, mas sim, as concepções que veem como possível uma melhor gestão do capital. Tributárias da crença de um sujeito positivo (que delimita, classifica e equipara regiões), tais proposições acabam por obscurecer a exploração do trabalho e ontologizá-lo. Teremos, assim, por objetivo no artigo problematizar o sujeito planejador e que se pretende iluminar a sociedade: o pesquisador. Por meio da análise do doutorado de Pasquale Petrone (1966), no qual o geógrafo regionalista se debruça sobre os “problemas” do Vale do Ribeira, esperamos apresentar elementos que subsidiem uma crítica que vá além do momento histórico deste autor e recaia sobre nós mesmos, pesquisadores, sujeitos sujeitados pelo capital.

Como citar este artigo: 

VECINA, Cecilia Cruz. A crítica ao pesquisador e seu exemplo na geografia regional: a proposta de Pasquale Petrone para a Vale do Ribeira. Revista NERA, v. 24, n. 60, p. 23-47, set.-dez., 2021.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Cruz Vecina, Universidade de São Paulo

Graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo; Doutoranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo; Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Vecina, C. C. (2021). A CRÍTICA AO PESQUISADOR E SEU EXEMPLO NA GEOGRAFIA REGIONAL: A PROPOSTA DE PASQUALE PETRONE PARA A VALE DO RIBEIRA / A critique of the researcher and its regional exemplary: the proposal of Pasquale Petrone to the Ribeira Valley / La critica al investigador y su ejemplo en la geografia regional: la propuesta de Pasquale Petrone para la Baixada do Ribeira. REVISTA NERA, (60), 23–47. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i60.8399

Edição

Seção

Artigo original