NOTAS PARA UMA CRÍTICA GEOGRÁFICA DAS IDEOLOGIAS: A MODERNIDADE TRUNCADA E A VERTIGEM DO PROGRESSO NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS-MS/ Notes for a geographical critique of ideologies: truncated modernity and the vertigo of progress in the Três Lagoas City/ Notas para una crítica geográfica de las ideologías: modernidad truncada y el vértigo del progreso en el municipio de Três Lagoas-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i55.6929

Palavras-chave:

Três Lagoas, progresso, ideologias geográficas, estruturas ideológicas.

Resumo

A aspiração ao progresso marca significativamente a história do município Sul-Mato-grossense de Três Lagoas, localizado na divisa oeste do estado de São Paulo, nas margens do Rio Paraná. Da construção de próteses territoriais (estrada de ferro, usina hidrelétrica, estação ferroviária) à sua recente inserção no complexo econômico eucalipto-papel-celulose, a partir de 2006, entrecruzam-se projetos estimulados por ideologias modernizantes. Dedicamo-nos, neste artigo, a apresentar uma reflexão sobre o “caráter espacial” do município, buscando evidenciar as ideologias geográficas que acompanham os processos sociais em curso, ao longo do tempo. Como resultado, sugerimos que sob a superfície do discurso do progresso encontram-se as linhas perenes de uma modernidade truncada, comum num país periférico e marcado pela recorrência de iniciativas restauradoras e acordos “pelo alto”. A investigação articulou revisão bibliográfica sobre a temática de interesse e pesquisa em fontes documentais, particularmente reportagens e discursos oficiais veiculados na mídia.

 

Como citar este artigo:

SANTOS, Thiago Araujo; NEVES, Joser Ceyton; MELO, Aliucha de. Notas para uma crítica geográfica das ideologias: a modernidade truncada e a vertigem do progresso no município de Três Lagoas-MS. Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 343-361, set.-dez., 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Araujo Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas

Professor Adjunto nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPTL). Coordenador do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias - G-EsPI (UFMS/CNPq).

Joser Cleyton Neves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas

Graduando em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPTL). É integrante do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias – G-EsPI (UFMS/CNPq)

Aliucha de Melo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas

Graduanda em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPTL). É integrante do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias – G-EsPI (UFMS/CNPq).

Downloads

Publicado

2020-09-08

Como Citar

Santos, T. A., Neves, J. C., & de Melo, A. (2020). NOTAS PARA UMA CRÍTICA GEOGRÁFICA DAS IDEOLOGIAS: A MODERNIDADE TRUNCADA E A VERTIGEM DO PROGRESSO NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS-MS/ Notes for a geographical critique of ideologies: truncated modernity and the vertigo of progress in the Três Lagoas City/ Notas para una crítica geográfica de las ideologías: modernidad truncada y el vértigo del progreso en el municipio de Três Lagoas-MS. REVISTA NERA, (55), 343–361. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i55.6929

Edição

Seção

Artigo original