O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside

Auteurs

  • Franciele Druzian UFSM
  • Ane Carine Meurer UFSM
  • Angelita Zimermmann UFSM
  • Aline Freitas Dezotti Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i30.3296

Mots-clés :

Lugar, educação do campo, escola do meio rural

Résumé

O texto é um estudo inserido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Com a finalidade de investigar, nas esferas teórica e prática, sobre o lugar – do campo -, com o viés centrado na Educação Infantil, buscou-se fazer um estudo do lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A investigação trata o lugar como uma categoria significativa para contextualização sócio-histórica do espaço. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores da Geografia e da Educação do Campo, com o objetivo de trazer à discussão aspectos importantes da relação lugar e escolas do meio rural e suas imbricações com o processo de ensino e de aprendizagem, em interface com os sujeitos dessa relação. Essa proposta pretende contribuir para o fortalecimento da ideia de que a concepção de lugar é uma ferramenta-chave para o conhecimento dentro da Educação Infantil no campo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Franciele Druzian, UFSM
    Franciele Druzian - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, PPGGeo/UFSM, bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa Do Rio Grande do Sul e Professora da Rede Municipal de Ensino do Município de Santa Maria/RS.
  • Ane Carine Meurer, UFSM
    Ane Carine Meurer - Professora Doutora do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação/CE e do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências da Universidade Federal de Santa Maria – PPGGeo/UFSM.
  • Angelita Zimermmann, UFSM
    Angelita Zimermmann - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, PPGGeo/UFSM, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Santa Maria/RS.
  • Aline Freitas Dezotti, Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes
    Pedagoga, professora na EMEF Major Tancredo Penna de Moraes, da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, especialista em Educação Infantil.

Téléchargements

Publiée

2016-04-15

Numéro

Rubrique

Artigo original

Comment citer

O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside. (2016). REVISTA NERA, 30, 205-228. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i30.3296