Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges do Povo Tapuia (GO): educação escolar indígena e saberes específicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.2021.8420

Resumen

O Povo Tapuia, vive na Terra Indígena Carretão I e II, localizada entre os municípios de Rubiataba e Nova América no estado de Goiás, Brasil. O objetivo desse texto é refletir sobre a Educação Escolar Indígena e os saberes específicos que compõem o currículo proposto pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges. A questão basilar que norteou esse estudo foi: os conteúdos específicos propostos pelo currículo do PPP da Escola Estadual Indígena Cacique Jose Borges, é adequado para a realização de uma Educação Escolar Indígena que atenda as realidades do povo Tapuia? A abordagem é qualitativa e a metodologia utilizada foi a documental. Nesse sentido, o estudo minucioso do PPP constituiu no aporte para as discussões aqui apresentadas. Constatou-se que esse povo tem a Educação Escolar Indígena como ferramenta essencial na busca de autonomia e fortalecimento identitário, linguístico e sociocultural.

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Biografía del autor/a

Lorranne Gomes da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, CÂMPUS CORA CORALINA

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, CÂMPUS CORA CORALINA, CIDADE DE GOIÁS (GO)

Odelfa Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

Patrícia Francisca de Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

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Publicado

2021-04-14

Cómo citar

DA SILVA, L. G.; ROSA, O.; DE MATOS, P. F. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges do Povo Tapuia (GO): educação escolar indígena e saberes específicos. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 5, p. 1–19, 2021. DOI: 10.35416/geoatos.2021.8420. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/8420. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos