Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges do Povo Tapuia (GO): educação escolar indígena e saberes específicos

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DOI :

https://doi.org/10.35416/geoatos.2021.8420

Résumé

O Povo Tapuia, vive na Terra Indígena Carretão I e II, localizada entre os municípios de Rubiataba e Nova América no estado de Goiás, Brasil. O objetivo desse texto é refletir sobre a Educação Escolar Indígena e os saberes específicos que compõem o currículo proposto pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges. A questão basilar que norteou esse estudo foi: os conteúdos específicos propostos pelo currículo do PPP da Escola Estadual Indígena Cacique Jose Borges, é adequado para a realização de uma Educação Escolar Indígena que atenda as realidades do povo Tapuia? A abordagem é qualitativa e a metodologia utilizada foi a documental. Nesse sentido, o estudo minucioso do PPP constituiu no aporte para as discussões aqui apresentadas. Constatou-se que esse povo tem a Educação Escolar Indígena como ferramenta essencial na busca de autonomia e fortalecimento identitário, linguístico e sociocultural.

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Bibliographies de l'auteur

Lorranne Gomes da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, CÂMPUS CORA CORALINA

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, CÂMPUS CORA CORALINA, CIDADE DE GOIÁS (GO)

Odelfa Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

Patrícia Francisca de Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

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2021-04-14

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DA SILVA, L. G.; ROSA, O.; DE MATOS, P. F. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges do Povo Tapuia (GO): educação escolar indígena e saberes específicos. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 5, p. 1–19, 2021. DOI: 10.35416/geoatos.2021.8420. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/8420. Acesso em: 24 nov. 2024.

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