Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges do Povo Tapuia (GO): educação escolar indígena e saberes específicos
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.2021.8420Abstract
O Povo Tapuia, vive na Terra Indígena Carretão I e II, localizada entre os municípios de Rubiataba e Nova América no estado de Goiás, Brasil. O objetivo desse texto é refletir sobre a Educação Escolar Indígena e os saberes específicos que compõem o currículo proposto pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges. A questão basilar que norteou esse estudo foi: os conteúdos específicos propostos pelo currículo do PPP da Escola Estadual Indígena Cacique Jose Borges, é adequado para a realização de uma Educação Escolar Indígena que atenda as realidades do povo Tapuia? A abordagem é qualitativa e a metodologia utilizada foi a documental. Nesse sentido, o estudo minucioso do PPP constituiu no aporte para as discussões aqui apresentadas. Constatou-se que esse povo tem a Educação Escolar Indígena como ferramenta essencial na busca de autonomia e fortalecimento identitário, linguístico e sociocultural.
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