FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS PARA PROJETOS DE FORMAÇÃO E DE SUPERVISÃO

Autores

  • Rosangela Aparecida Galdi da Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Gilza Maria Zauhy Garms Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2776

Palavras-chave:

Educação Infantil, Políticas públicas, Curso de Pedagogia, Formação, Supervisão

Resumo

Este texto discute o tema formação inicial e sintetiza pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP. O objetivo era investigar a problemática da formação inicial do professor de Educação Infantil no Curso de Pedagogia, a partir da Resolução CNE/CP nº. 1/2006. Como pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, identificou os desafios postos aos profissionais e as políticas públicas e, ainda, a precariedade do Curso de Pedagogia. Além disso, evidenciou as contribuições das pesquisas acadêmicas no estado do conhecimento sobre Educação Infantil. Como resultado identificou necessidades formativas e indicou pressupostos para iluminar uma discussão curricular no que se refere à formação dos professores de Educação Infantil, com perspectivas para a realização de projetos de formação e de supervisão.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2776

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Aparecida Galdi da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda em Educação - Unesp - Presidente Prudente

Mestrado em Educação - Unesp - Presidente Prudente

Especialização em Gestão Educacional - Unicamp - Campinas

Especialização Texto Teoria e Prática na sala de aula - Unesp - Presidente Prudente

Supervisora de Ensino Titular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP).

Membro do GPDFIRS-EI - Grupo de Pesquisa Representações Sociais e formação docente – Educação Infantil. 

 

Gilza Maria Zauhy Garms, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professora Doutora Assistente junto ao Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus UNESP de Presidente Prudente.

Pós-doutorado pela UNESP/Campus de Marilia e pelo Instituto Politécnico de Santarém – Portugal.

Líder do Grupo de Pesquisa – FOPREI - Formação de Professores e Educação Infantil (o a 6 anos) da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Presidente Prudente e Presidente e da Comissão Técnica dos Centros de Convivência Infantil – CCIs/UNESP. 

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

DA SILVA, R. A. G.; GARMS, G. M. Z. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS PARA PROJETOS DE FORMAÇÃO E DE SUPERVISÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 34–54, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2776. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2776. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê