Diálogos e reflexões fundamentadas na teoria crítica da tecnologia de Feenberg
Abordagens para o ensino tecnológico e educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10033Palavras-chave:
Sustentabilidade, Ciência, Tecnologia, Ensino Tecnológico, Educação AmbientalResumo
No cenário contemporâneo, em que avanços tecnológicos e questões ambientais se entrelaçam, há uma urgência em explorar a relação entre ensino tecnológico e educação ambiental. As reflexões da Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg se destacam como ferramentas para compreender as implicações desse encontro. Ao examinar as interações entre tecnologia, sociedade e natureza, essa abordagem oferece uma visão crítica para analisar como o ensino das tecnologias pode promover uma conscientização ética e formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios ambientais. Este estudo utiliza pesquisa bibliográfica interpretativa para explorar as reflexões dessa convergência, destacando a importância de perspectivas críticas no ensino tecnológico para uma abordagem mais sustentável. As conclusões ressaltam a interconexão complexa entre tecnologia e meio ambiente, enfatizando que as decisões tecnológicas têm repercussões profundas no ecossistema, sendo decisivo compreender essa relação para lidar com as problemáticas ambientais.
Downloads
Referências
AROCENA, R. Riesgo, cambio técnico y democracia en el subdesarrollo. In: LUJÁN, J. L.; ECHEVERRÍA, J. (org.). Gobernar los riesgos: ciencia y valores en la sociedad del riesgo. Madrid: Biblioteca Nueva/Organização dos Estados Ibero-americanos, 2004.
BAUMGARTEN, M. Tecnologia. In: CATTANI, A.; HOLZMANN, L. (org.). Dicionário de trabalho e tecnologia. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I. V.; PEREIRA, L. T. V. O que são e para que servem os estudos CTS. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. UFSC, 1998.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev Odontol Univ Cid São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em: https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
CUPANI, A. O. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 493-518, 2004. DOI: 10.1590/S1678-31662004000400003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/n3cCz6JTQch58cvbmKJjRnN/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
DAGNINO, R. P. Um debate sobre a tecnociência: neutralidade da ciência e determinismo tecnológico. Campinas: Unicamp, 2007.
ECHEVARRÍA, J. Larevolución tecnocientífica. Fondo de Cultura Económica de España: Madrid, 2003.
FEENBERG, A. Teoria Crítica da tecnologia. Piracicaba: Unimep, 2004.
FEENBERG, A. Heidegger and Marcuse: The Catastrophe and Redemption of History. London: Routledge, 2005a.
FEENBERG, A. Teoria Crítica da tecnologia: um panorama. Tailor-Made BioTechnologies, [S.I], v. 1, n. 1, 2005b. Disponível em: http://www.sfu.ca/~andrewf/books/Portug_Teoria_Crtica_da_Tecnologia.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
FEENBERG, A. Replies to critics. In: VEAK, T. J. (ed.). Democratizing technolo-gy: Andrew Feenberg’s critical theory of technology. Albany: State University of New York Press, 2006.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LATOUR, B. Aramis, or the love of technology. Cambridge: Harvard University Press, 2002.
LEDERMAN, N. Student’s and teacher’s conceptions of the nature of Science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, Reston, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992. DOI: 10.1002/tea.3660290404. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.3660290404. Acesso em: 15 jul. 2023.
MACKENZIE, D. A.; WAJCMAN, J. (ed.). The Social Shaping of Technology. Filadelfia: Open University Press, 1999.
PALACIOS, F. A.; OTERO, G. F.; GÁRCIA, T. R. Ciencia, Tecnología y Sociedad. Madrid: Ediciones Del Laberinto, 1996.
PINTO, A. V. O conceito de Tecnologia. Rio de janeiro: Contraponto, 2005.
SACHS, I. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
STUMPF, I. R. C. Pesquisa Bibliográfica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (org.). Métodos e Técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nuances: Estudos sobre Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.