Diálogos e reflexões fundamentadas na teoria crítica da tecnologia de Feenberg

Abordagens para o ensino tecnológico e educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10033

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Ciência, Tecnologia, Ensino Tecnológico, Educação Ambiental

Resumo

No cenário contemporâneo, em que avanços tecnológicos e questões ambientais se entrelaçam, há uma urgência em explorar a relação entre ensino tecnológico e educação ambiental. As reflexões da Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg se destacam como ferramentas para compreender as implicações desse encontro. Ao examinar as interações entre tecnologia, sociedade e natureza, essa abordagem oferece uma visão crítica para analisar como o ensino das tecnologias pode promover uma conscientização ética e formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios ambientais. Este estudo utiliza pesquisa bibliográfica interpretativa para explorar as reflexões dessa convergência, destacando a importância de perspectivas críticas no ensino tecnológico para uma abordagem mais sustentável. As conclusões ressaltam a interconexão complexa entre tecnologia e meio ambiente, enfatizando que as decisões tecnológicas têm repercussões profundas no ecossistema, sendo decisivo compreender essa relação para lidar com as problemáticas ambientais.

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Biografia do Autor

Márcio Silveira Nascimento, Instituto Federal do Amazonas

Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico. Doutorando em Ensino Tecnológico (IFAM).

Ana Cláudia Ribeiro de Souza, Instituto Federal do Amazonas

Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico. Doutora em História Social (PUC-SP).

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

NASCIMENTO, M. S.; SOUZA, A. C. R. de. Diálogos e reflexões fundamentadas na teoria crítica da tecnologia de Feenberg: Abordagens para o ensino tecnológico e educação ambiental. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023016, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10033. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10033. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua