A formação autora e leitora da criança na educação infantil: Algumas considerações teóricas

Auteurs

  • Ana Maria Esteves Bortolanza UNIVERSIDADE DE UBERABA

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.4529

Mots-clés :

Educação Infantil. Leitura e Escrita. Formação de professores

Résumé

Este artigo, resultado de uma pesquisa teórica, tem como objetivo discutir os fundamentos teóricos que podem subsidiar o trabalho pedagógico de professores da educação infantil no que se refere à formação da atitude autora e leitora da criança, considerando que vivemos em uma sociedade grafocêntrica em que as crianças têm contato com a cultura escrita desde muito pequenas. Partindo do pressuposto de que não se trata de alfabetizar precocemente, o estudo enfoca a formação da atitude autora e leitora da criança no processo de apropriação da escrita, partindo de sua inserção no mundo da cultura escrita, com ênfase no papel mediador do professor nesse processo. Apontam-se neste este estudo subsídios teóricos aos professores que possam contribuir para uma reflexão sobre a formação autora e leitora da criança na escola de educação infantil.

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Biographie de l'auteur

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Docente da Universidade de Uberaba, Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publiée

2018-12-20

Comment citer

BORTOLANZA, A. M. E. A formação autora e leitora da criança na educação infantil: Algumas considerações teóricas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.4529. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4529. Acesso em: 9 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

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