A formação autora e leitora da criança na educação infantil: Algumas considerações teóricas

Auteurs

  • Ana Maria Esteves Bortolanza UNIVERSIDADE DE UBERABA

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.4529

Mots-clés :

Educação Infantil. Leitura e Escrita. Formação de professores

Résumé

Este artigo, resultado de uma pesquisa teórica, tem como objetivo discutir os fundamentos teóricos que podem subsidiar o trabalho pedagógico de professores da educação infantil no que se refere à formação da atitude autora e leitora da criança, considerando que vivemos em uma sociedade grafocêntrica em que as crianças têm contato com a cultura escrita desde muito pequenas. Partindo do pressuposto de que não se trata de alfabetizar precocemente, o estudo enfoca a formação da atitude autora e leitora da criança no processo de apropriação da escrita, partindo de sua inserção no mundo da cultura escrita, com ênfase no papel mediador do professor nesse processo. Apontam-se neste este estudo subsídios teóricos aos professores que possam contribuir para uma reflexão sobre a formação autora e leitora da criança na escola de educação infantil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Docente da Universidade de Uberaba, Programa de Pós-Graduação em Educação

Téléchargements

Publiée

2018-12-20

Comment citer

BORTOLANZA, A. M. E. A formação autora e leitora da criança na educação infantil: Algumas considerações teóricas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.4529. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4529. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.