A formação autora e leitora da criança na educação infantil: Algumas considerações teóricas

Authors

  • Ana Maria Esteves Bortolanza UNIVERSIDADE DE UBERABA

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.4529

Keywords:

Educação Infantil. Leitura e Escrita. Formação de professores

Abstract

Este artigo, resultado de uma pesquisa teórica, tem como objetivo discutir os fundamentos teóricos que podem subsidiar o trabalho pedagógico de professores da educação infantil no que se refere à formação da atitude autora e leitora da criança, considerando que vivemos em uma sociedade grafocêntrica em que as crianças têm contato com a cultura escrita desde muito pequenas. Partindo do pressuposto de que não se trata de alfabetizar precocemente, o estudo enfoca a formação da atitude autora e leitora da criança no processo de apropriação da escrita, partindo de sua inserção no mundo da cultura escrita, com ênfase no papel mediador do professor nesse processo. Apontam-se neste este estudo subsídios teóricos aos professores que possam contribuir para uma reflexão sobre a formação autora e leitora da criança na escola de educação infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Docente da Universidade de Uberaba, Programa de Pós-Graduação em Educação

Published

2018-12-20

How to Cite

BORTOLANZA, A. M. E. A formação autora e leitora da criança na educação infantil: Algumas considerações teóricas. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.4529. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4529. Acesso em: 24 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.