CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO: “TECENDO” PRÁTICAS EM UMA COMUNIDADE DE LEITORES

Auteurs

  • Priscila da Conceição Viégas Universidade Estadual do Piauí

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3709

Mots-clés :

Letramento literário. Práticas leitoras. Fandom.

Résumé

Este artigo tem como objetivo investigar a formação de leitores a partir do desenvolvimento de um Clube da leitura, a fim de apresentar os fundamentos do letramento literário a uma comunidade de leitores, as práticas leitoras como incentivo à leitura em grupo, as formações metodológica e docente e, ainda, quanto à apropriação e à produção de sentido da leitura literária com a utilização do sistema literário digital conhecido como fandom. Trata-se, portanto, de uma investigação que envolve as pesquisas bibliográfica, de campo e analítico-qualitativa, em que as informações apresentadas neste artigo constituem a consideração de algumas categorias teóricas. Conta-se com instrumentos de pesquisa, que se encontram em fase de análise, são eles: questionários inicial e final, diários de campo e de leitura. A priori, os resultados obtidos demonstram a pouca familiaridade de alunos e professores com a metodologia utilizada – o fandom – e que a leitura compartilhada vem perdendo espaço na escola.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3709

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Biographie de l'auteur

Priscila da Conceição Viégas, Universidade Estadual do Piauí

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão(2008); Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense (2008); Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2014-2016). Membro dos Grupos de Pesquisa: “Literatura, Leitura e Ensino” (UESPI) e "Pesquisa em Linguística Textual" (UEMA).  Bolsista CAPES (2014-2016).

Publiée

2016-05-12

Comment citer

VIÉGAS, P. da C. CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO: “TECENDO” PRÁTICAS EM UMA COMUNIDADE DE LEITORES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 300–314, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3709. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3709. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

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