O QUE LEVA PROFESSORES APOSENTADOS RETORNAREM A DOCÊNCIA?

Auteurs

  • Vanessa Ribeiro Andreto Meira Universidade Estadual Paulista
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2821

Mots-clés :

Professores Aposentados, Retorno à Docência, Condições de Trabalho Docente

Résumé

Este artigo objetiva apresentar os dados de nossa pesquisa referentes aos motivos que levaram seis professoras das redes de ensino de Presidente Prudente-SP e Presidente Bernardes-SP a se aposentarem e retornarem à docência após a aposentadoria. O referencial teórico envolveu estudos sobre o contexto da escola pública e os dilemas enfrentados pelos professores, os ciclos de vida e carreira docente e os aspectos da inatividade ligados à aposentadoria. A pesquisa foi de caráter qualitativo e como instrumentos utilizamos entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que os motivos que influenciaram o retorno das professoras têm relação com o contexto de precarização da profissão docente, tendo em vista os baixos salários. O medo de perder a identidade social e profissional, tornando-se inativas, somado ao sentimento de ainda possuir desejo de realizar o trabalho também foram justificativas apresentadas pelas professoras para a decisão de retornar à docência.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2821

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vanessa Ribeiro Andreto Meira, Universidade Estadual Paulista

Possuo graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e mestrado em Educacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professora PEB I efetiva na rede municipal de ensino de Presidente Bernardes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: professores aposentados, trabalho docente, formação de professores e políticas públicas.

Publiée

2015-05-26

Comment citer

MEIRA, V. R. A.; LEITE, Y. U. F. O QUE LEVA PROFESSORES APOSENTADOS RETORNAREM A DOCÊNCIA?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 219–233, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2821. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2821. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice