OS CONTEÚDOS ESCOLARES E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS: CONTRIBUIÇÃO À TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA DO CURRÍCULO

Autores

  • Marcos Vinicius Francisco
  • Erika Porceli Alaniz
  • Cinthia de Sousa Noguchi

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5724

Resumo

A resenha do livro “Os Conteúdos Escolares e a Ressureição dos Mortos” objetiva sistematizar e analisar as contribuições da obra para explicitar o significado dos conteúdos escolares na formação do psiquismo humano na abordagem da pedagogia histórico-crítica. Sintetiza-se os principais conceitos abordados pelo autor com base no materialismo histórico dialético, quais sejam: a dimensão criadora da concepção de reprodução do saber historicamente acumulado; a contraposição à lógica adaptativa de desenvolvimento humano ao se referir a um processo dialético e catártico no qual o sujeito transforma a natureza e o seu psiquismo; a ideia de que os conteúdos escolares, enquanto atividade humana da prática social objetivada, não podem ser considerados obsoletos, como apregoado pelas pedagogias do “aprender a aprender”. A contribuição da obra está em considerar que o indivíduo se constitui com base nas múltiplas mediações de natureza política, histórica e social, bem como corrobora com o conjunto da produção científica no âmbito do materialismo histórico dialético que identifica a educação como uma mediação necessária à superação da sociedade capitalista e construção da revolução socialista.

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Publicado

13-04-2018

Como Citar

FRANCISCO, M. V.; PORCELI ALANIZ, E.; DE SOUSA NOGUCHI, C. OS CONTEÚDOS ESCOLARES E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS: CONTRIBUIÇÃO À TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA DO CURRÍCULO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.5724. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5724. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenhas