RELAÇÕES COM A ESCOLA E EXPECTATIVAS QUANTO AO FUTURO EM JOVENS BRASILEIROS

Autores

  • Cássia Ferraza Alves
  • Jana Gonçalves Zappe
  • Naiana Dapieve Patias
  • Débora Dalbosco Dell'Aglio

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3818

Palavras-chave:

Adolescentes, Escola, Desenvolvimento Humano, Expectativas futuras

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de analisar as percepções de jovens brasileiros sobre as relações com a escola, suas expectativas quanto ao futuro e ao desempenho escolar. Participaram 3.081 jovens de 11 a 24 anos, de diversas regiões do Brasil, que responderam a um questionário sobre fatores de risco e proteção. Os dados indicaram que os jovens possuem uma visão positiva da escola e de seus professores. Essas percepções são diferenciadas pela idade e pelo desempenho escolar, visto que os mais velhos e com melhor desempenho tendem a perceber de maneira mais positiva as relações com a escola. Esses aspectos também contribuem para suscitar diferenças nas expectativas quanto ao futuro dos jovens. Salienta-se a importância de considerar as percepções dos jovens sobre a escola, pois estas se relacionam com o desempenho acadêmico e com o desenvolvimento psicossocial em um sentido mais amplo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3818

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-09-2015

Como Citar

ALVES, C. F.; ZAPPE, J. G.; PATIAS, N. D.; DELL’AGLIO, D. D. RELAÇÕES COM A ESCOLA E EXPECTATIVAS QUANTO AO FUTURO EM JOVENS BRASILEIROS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 1, p. 50–65, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i1.3818. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3818. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê