EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS COM A LEITURA: NARRATIVAS EM VERSOS DA LITERATURA DE CORDEL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.3696Palavras-chave:
Leitura. Estudantes. Literatura de Cordel.Resumo
No presente estudo são apresentados resultados da pesquisa intitulada Formação de professores: A leitura na Aprendizagem da Profissão, abordando o processo de construção identitária dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Metodologicamente optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa, tomando como ponto de partida a compreensão acerca das diferentes perspectivas formativas que a leitura pode assumir na vida dos sujeitos. Os dados analisados neste texto foram levantados junto aos alunos investigados por ocasião de uma oficina de cordel que tinha como temática a leitura na educação básica e na universidade. Os resultados apontam que ainda subsiste nestas instituições uma lógica de que há uma leitura legítima, ideal, representada por uma cultura erudita e letrada, baseada exclusivamente na leitura da palavra escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.