A DISPUTA TERRITORIAL E O CONTROLE DAS POLÍTICAS NO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - ESTADO DO PARANÁ: A PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E O PAPEL DO ESTADO (Las políticas de solución de controversias y de control territorial en el...)

Autores

  • Vitor de Moraes UFFS
  • Clifford Andrew Welch

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.2746

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Questão agrária

Resumo

O presente artigo explicita a disputa territorial e o controle das políticas no território Cantuquiriguaçu - Paraná. Analisa-se a participação dos movimentos socioterritoriais, o papel do Estado, a construção do plano diretor, lançado em 2003, e as atividades do Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (CONDETEC). Demonstra-se as contradições do modelo de desenvolvimento implantado no território. Destaca como representação do campesinato, a atuação dos movimentos socioterritoriais no território, com ênfase na participação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Segundo análise, o MPA e o MST foram especialmente importantes na materialização da resistência e luta camponesa por territórios e políticas públicas.  Apresentam-se informações quantitativas sistematizadas, a partir de estatísticas produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos censos de 1991, 2000 e 2010, dados do Atlas de Desenvolvimento Humano (2013), para melhor examinar as mudanças e permanências, que os municípios do Território Cantuquiriguaçu passaram nos últimos tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor de Moraes, UFFS

Educação do Campo

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Moraes, V. de, & Welch, C. A. (2015). A DISPUTA TERRITORIAL E O CONTROLE DAS POLÍTICAS NO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - ESTADO DO PARANÁ: A PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E O PAPEL DO ESTADO (Las políticas de solución de controversias y de control territorial en el.). REVISTA NERA, (27), 96–112. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.2746

Edição

Seção

Artigo original