DINÂMICA AGRÁRIA E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO PANTANAL BRASILEIRO (Dynamic agrarian and environmental sustainability in the Pantanal Brazilian)

Autores

  • Onélia Carmem Rossetto Universidade Federal do Mato Grosso
  • Eduardo Paulon Girardi Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i21.2115

Palavras-chave:

dinâmica agrária, sustentabilidade socioambiental, Pantanal, pecuária.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma análise da dinâmica agrária do Pantanal brasileiro com foco na porção mato-grossense e, para isso, tomamos como referência a sustentabilidade socioambiental. A abordagem da dinâmica agrária a partir da sustentabilidade socioambiental é particularmente útil neste caso por se tratar o Pantanal de uma região com importante peso do rural e de ecossistema frágil e particular, cuja maior parte das terras está sob o domínio privado, e que tem apresentado sinais de intensificação da antropização pela atividade econômica dominante – a pecuária. Com este artigo esperamos contribuir de alguma forma para o entendimento da dinâmica agrária do Pantanal, região bastante negligenciada pelos estudos desta natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Rossetto, O. C., & Girardi, E. P. (2013). DINÂMICA AGRÁRIA E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO PANTANAL BRASILEIRO (Dynamic agrarian and environmental sustainability in the Pantanal Brazilian). REVISTA NERA, (21), 135–161. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i21.2115

Edição

Seção

Artigo original