ANÁLISE QUALITATIVA DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO ASSENTAMENTO ALVORADA, JÚLIO DE CASTILHOS – RIO GRANDE DO SUL (Qualitative analysis of the use and occupation of land in the Alvorada settlement, Júlio de Castilhos – Rio Grande do Sul)

Autores

  • Viviane Capoane Universidade Federal do Paraná
  • Danilo Rheinheimer dos Santos Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i20.1856

Palavras-chave:

reforma agrária, assentamentos rurais, agricultura familiar, erosão, degradação ambiental.

Resumo

A implantação de projetos de reforma agrária em locais historicamente explorados e com certo grau de fragilidade ambiental pode propiciar o surgimento de conflitos sociais, econômicos e ambientais. Este trabalho teve como objetivo fazer uma análise qualitativa do uso e ocupação da terra no assentamento Alvorada, RS, a partir de mapas temáticos de dois períodos distintos: anterior à implantação do assentamento e 12 anos após. Os mapas temáticos de uso da terra foram gerados em ambiente do sistema de informação geográfica, utilizando ferramentas do sensoriamento remoto. Para a confecção do mapa temático do período anterior a implantação do assentamento foi utilizada uma imagem do satélite Landsat-TM (1993), do período posterior, uma imagem pancromática do satélite QuickBird (2008). Trabalhos de campo foram realizados de forma investigativa no intuito de subsidiar a análise dos mapas temáticos obtidos em laboratório. As principais alterações observadas referem-se à alteração demográfica e a conversão de áreas de campo nativo em áreas agrícolas. As práticas de uso e manejo do solo utilizadas, na maioria das propriedades, são inadequadas e tem intensificado o surgimento de processos erosivos, assoreamento dos canais de drenagem, perda de qualidade da água e da diversidade das espécies florestais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Capoane, V., & Santos, D. R. dos. (2012). ANÁLISE QUALITATIVA DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO ASSENTAMENTO ALVORADA, JÚLIO DE CASTILHOS – RIO GRANDE DO SUL (Qualitative analysis of the use and occupation of land in the Alvorada settlement, Júlio de Castilhos – Rio Grande do Sul). REVISTA NERA, (20), 193–205. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i20.1856

Edição

Seção

Artigo original