Escala, trabalho e saber: uma introdução ao debate escalar na Geografia/Scale, labor and know: an introduction to the scalar debate in geography

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DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i10.6405

Resumo

Neste início do século, amplia-se a ofensiva do capital sobre o trabalho em monta jamais vista, o que nos instiga a qualificar os desafios e saídas para uma ruptura com o metabolismo societário do capital, levando em consideração que as alternativas propostas que não se pautam na irrupção deste modelo destrutivo, acabam por legitimar as graves contradições que marcam o mesmo. Dessa forma, tencionamos entender o papel da escala geográfica em ler e apreender tal fenômeno, bem como as respostas que a análise escalar pode oferecer dada a necessária ruptura com o atual estado de coisas vigente. Nesse sentido, quais são os desafios que se colocam para empreendermos uma leitura geográfica do trabalho a partir da escala? De que forma a análise escalar pode aclarar os desafios que se interpõem ao questionarmos o modelo societário vigente, ao mesmo tempo em que é preciso que nos perguntemos, o que é escala? De qual (is) escala(s) estamos tratando? Qual o papel que a mesma tem desempenhado na ciência geográfica? Essas e outras questões nos estimulam a tratar tal questão pelo fato de que o mesma tem gerado certa controvérsia no que tange ao efetivo papel da escala na construção do saber geográfico, sendo portanto primordial que possamos nos debruçar sobre a temática, sem deixarmos de considerar os desafios que se interpõem ao optarmos por uma ou mais escalas na construção da objetivação de um determinado processo ou fenômeno a ser analisado. 

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

BENTO, F. dos S.; CLAUDINO, G. dos S. Escala, trabalho e saber: uma introdução ao debate escalar na Geografia/Scale, labor and know: an introduction to the scalar debate in geography. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 3, n. 10, p. 90–112, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v3i10.6405. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6405. Acesso em: 28 mar. 2024.

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