O ensino de Geografia no contexto da educação formal: considerações sobre o ensino de solos nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i8.6143

Resumo

É notório que as formas danosas como os recursos da natureza têm sido manejados para atender as demandas do sistema econômico de produção é motivo de preocupação. Estudiosos de diferentes áreas do conhecimento têm se debruçado sobre as questões ambientais e, principalmente, sobre as interferências humanas no meio ambiente. Deste modo, a Geografia com seu caráter holístico visa compreender as relações sociais, culturais e econômicas que ocorrem sobre o espaço geográfico. Tais conhecimentos devem contribuir para a formação escolar e multiplicar os defensores de um desenvolvimento harmonioso entre a sociedade e a natureza. Dentro deste contexto, o presente artigo tem por objetivo compreender como a educação em solos é abordada dentro da educação formal, mais especificamente na disciplina de Geografia e identificar sua relação (ou dependência) com a educação ambiental, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.

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Biografia do Autor

Fátima Aparecida Costa, Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT/UNESP

Graduada (Licenciaura e Bacharelado) em Geografia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Ourinhos. 

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP. 

Membro do grupo de pesquisa Gaia. 

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

COSTA, F. A.; VALLIM, E. M.; CLAUDINO, G. dos S. O ensino de Geografia no contexto da educação formal: considerações sobre o ensino de solos nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 3, n. 8, p. 02–19, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v3i8.6143. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6143. Acesso em: 4 out. 2024.

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