O QUE LEVA PROFESSORES APOSENTADOS RETORNAREM A DOCÊNCIA?

Vanessa Ribeiro Andreto Meira, Yoshie Ussami Ferrari Leite

Resumo


Este artigo objetiva apresentar os dados de nossa pesquisa referentes aos motivos que levaram seis professoras das redes de ensino de Presidente Prudente-SP e Presidente Bernardes-SP a se aposentarem e retornarem à docência após a aposentadoria. O referencial teórico envolveu estudos sobre o contexto da escola pública e os dilemas enfrentados pelos professores, os ciclos de vida e carreira docente e os aspectos da inatividade ligados à aposentadoria. A pesquisa foi de caráter qualitativo e como instrumentos utilizamos entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que os motivos que influenciaram o retorno das professoras têm relação com o contexto de precarização da profissão docente, tendo em vista os baixos salários. O medo de perder a identidade social e profissional, tornando-se inativas, somado ao sentimento de ainda possuir desejo de realizar o trabalho também foram justificativas apresentadas pelas professoras para a decisão de retornar à docência.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2821


Palavras-chave


Professores Aposentados; Retorno à Docência; Condições de Trabalho Docente

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2821


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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