MANUAIS ESCOLARES DE LÍNGUA MATERNA: UMA HISTÓRIA DE (DES)ENCANTAR

Rita Simões, Renata Junqueira de Souza, Fernando Azevedo

Resumo


Os manuais escolares mantêm uma relação muito próxima com a sala de aula e, por conseguinte, com a prática docente. Os manuais tornaram-se um objecto tendencialmente totalitário que abarca conteúdos, guias de pedagogia e de avaliação sendo, em muitos casos, o único recurso didáctico utilizado. Procedendo-se à análise de alguns manuais do 1º Ciclo do Ensino Básico, e em especial, manuais do 1º ano de escolaridade, concluímos que o método sintético predomina e guia a prática dos docentes, que parecem esquecer que é sua tarefa ensinar as crianças a ler em situações efectivas de aprendizagem.


Palavras-chave


manuais escolares; literacia; iniciação à leitura

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1668


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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