A ESCOLA DOS SONHOS: EM BUSCA DO PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS

Tammi Flávie Peres Borges de Souza, Anamaria Santana da Silva Santana Silva

Resumo


O presente texto apresenta os resultados da investigação acerca das opiniões e percepções das crianças sobre a instituição de Educação Infantil. Adotou-se como objeto, as manifestações da criança acerca de suas experiências dentro do contexto de uma pré-escola, não por meio do discurso adulto, mas sim pela fala, pelo olhar, pelos gestos, pelas histórias, pelos desenhos, de quem a vivencia no momento - a criança. Desse modo, apoiando-se nos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, buscou-se examinar as manifestações expressivas das crianças com seus pares, adotando os seguintes objetivos específicos: apreender e analisar as concepções das crianças acerca da instituição de Educação Infantil que frequentam; apontar e refletir sobre possíveis direções que propiciem um ambiente agradável que as cuidem e eduquem respeitando mais os seus desejos, as suas necessidades e particularidades. Para tanto, o estudo com abordagem qualitativa, teve como participantes crianças que se encontram na faixa etária entre o quinto e o sexto ano de vida, de um agrupamento de Pré II, de uma instituição de Educação Infantil no município de Corumbá-MS. Nesse sentido, foram determinados os seguintes procedimentos metodológicos julgados condizentes para a busca das percepções dos sujeitos pesquisados: observação participante (com registros no diário de campo); conversa informal (gravada em áudio); desenhos (com direcionamentos temáticos) produzidos pelas crianças; visita guiada (gravada em áudio); e a história para completar (gravada em áudio). O contexto ao que as crianças têm acesso reflete intensamente na forma como se expressam; assim sendo, em vários momentos identificamos que ao contrário do que pensam muitos adultos, as crianças parecem não estarem satisfeitas com a escola e as práticas ali desenvolvidas. Em suma, a escuta das crianças neste estudo reforça a ideia da sua competência e a possibilidade de que sejam eleitos informantes principais acerca de temas que lhes dizem respeito.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v21i22.1628


Palavras-chave


crianças; investigação com crianças; Educação Infantil

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v21i22.1628


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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