COMPRA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PELOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO SUL DO BRASIL / Public food procurement from family farming by the university restaurants of the Federal Universities in southern Brazil / Compra de productos de la agricultura familiar por parte de restaurantes universitarios en Universidades Federales del sur de Brasil
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.8410Mots-clés :
Políticas Públicas, Segurança Alimentar e Nutricional, Desenvolvimento Rural, Programa de Aquisição de Alimentos.Résumé
Resumo:
Este artigo buscou verificar a implementação das aquisições de alimentos da agricultura familiar (AF) nas Universidades Federais (IFES) no sul do país, identificando quais os processos de compras/contratação de serviços utilizados e as formas de gestão dos Restaurantes Universitários (RU), as vias utilizadas para compra de produtos da AF em cada Instituição/estado, as dificuldades relatadas pelos atores sociais envolvidos e os mecanismos de acesso a estes mercados. Para tanto se utilizou pesquisa quantiqualitativa em 19 IFES a partir de dados coletados por questionários e entrevistas com gestores, técnicos e agricultores. Das 51 Unidades analisadas, 47% já compraram da AF em algum momento, sendo o Rio Grande do Sul o estado com mais casos e a UFRGS a IFES com maior percentual de aquisições. Maciça terceirização, descomprometimento dos atores envolvidos, desconhecimento da legislação e mudança no cenário político foram problemas identificados. Como mecanismos de acesso, algumas IFES com gestão terceirizada buscaram por meio de clausulas em editais incentivar ou obrigar as empresas privadas a realizarem estas compras. Assim, o estudo demonstra que esta política não tem alcançado o seu objetivo, embora iniciativas tenham sido identificadas.
Como citar este artigo:
TRICHES, Rozane Marcia; RUIZ, Eliziane Francescato Nicolodi; TEO, Carla Rosane Paz Arruda; KIRSTEN, Vanessa Ramos. Compra de produtos da agricultura familiar pelos restaurantes universitários das Universidades Federais no sul do Brasil. Revista NERA, v. 25, n. 62, p. 70-89, jan.-abr., 2022.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2022-11-23 (2)
- 2022-01-19 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.