OS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA E OS MEANDROS DA FORMAÇÃO DE UMA BACIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO (CAMPANHA GAÚCHA/RS)/The settlements of land reform and the intricacies of the formation of a dairy basin in the municipality of Santana do Livramento (Campanha Gaúcha/RS)

Auteurs

  • Felipe Leindecker Monteblanco
  • Márcio Pereira Cordeiro

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6365

Résumé

Na Campanha Gaúcha, domínio histórico das estâncias voltadas à pecuária de corte, a produção de leite esteve presente como coadjuvante. A partir dos anos 1990, com a inserção de assentamentos, a região passou a ter considerável incremento de unidades familiares de produção, que logo foram remetidas à pecuária leiteira, considerando a área dos lotes, a experiência dos produtores e as particularidades da região. Santana do Livramento é um caso emblemático desse processo, pois concentra, hoje, o maior número de assentamentos do Rio Grande do Sul, que em grande parte têm no leite seu “carro-chefe”. O presente artigo traz uma análise da participação das famílias assentadas no desenvolvimento de uma bacia leiteira no município. Observou-se que os assentamentos catalisaram a ascensão produtiva do setor, ao ponto de se falar em uma bacia leiteira local. Da percepção dessa potencialidade nasceu o Arranjo Produtivo Local do Leite de Santana do Livramento (APL do Leite), uma entidade com governança coletiva (empresas, instituições, cooperativas, agroindústrias, Estado, produtores) cujo objetivo é a cooperação para o desenvolvimento da cadeia. No entanto, as adversidades têm se ampliado, levando muitos produtores ao abandono da atividade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2019-03-09

Comment citer

Monteblanco, F. L., & Cordeiro, M. P. (2019). OS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA E OS MEANDROS DA FORMAÇÃO DE UMA BACIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO (CAMPANHA GAÚCHA/RS)/The settlements of land reform and the intricacies of the formation of a dairy basin in the municipality of Santana do Livramento (Campanha Gaúcha/RS). REVISTA NERA, (48), 58–84. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6365

Numéro

Rubrique

Artigo original