Quadros do Censo Agropecuário (2017): coleta, processamento de alimentos e cultivo de flores no Brasil e em Goiás / Tables of the Agricultural Census (2017): Collection, food processing and flower cultivation in Brazil and Goiás State / Cuadros del Censo Agropecuario (2017): Colecta, procesamiento de alimentos y cultivo de flores en Brasil y en Goiás
Collection, food processing and flower cultivation in Brazil and Goiás State
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-675520252810883Palabras clave:
Extractivismo; agricultura familiar; agronegocio; seguridad alimentaria.Resumen
O extrativismo é atividade praticada por povos originários, quilombolas camponeses(as), com obtenção de produtos da natureza e compartilhamento de bens de uso comum para reprodução da vida. O processamento de alimentos reintegrado à propriedade é uma necessidade imperativa frente aos impérios agroalimentares. A floricultura, realizada principalmente nos pequenos estabelecimentos, promove alta empregabilidade e rentabilidade por área. Ciente da relevância dessas três atividades para o campo brasileiro, este texto tem por objetivo compreender os dados da produção extrativista, da floricultura, da agroindústria rural, no Brasil e em Goiás, segundo os diferentes estabelecimentos agropecuários. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, documental e da internet. Os resultados indicam primazia dos pequenos estabelecimentos, contribuição reduzida dos médios, irrisória dos grandes e participação de alguma monta dos grupos sem área na quantidade produzida, nos valores de produção do extrativismo vegetal e da agroindústria rural. Na floricultura, nos diversos ramos, os pequenos estratos são majoritários, os quais, junto com os médios, controlam o valor de venda de produtos do setor. De modo geral, reafirma-se a eficiência e a eficácia dos pequenos estratos de área na agropecuária brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 REVISTA NERA

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











