AS TRAJETÓRIAS DE LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO TEIJIN DO MUNICÍPIO DE NOVA ANDRADINA/MS / The trajectories of land struggle in the Teijin settlement of Nova Andradina/MS / Las trayectorias de la lucha por la tierra en el asentamiento Teijin de Nova Andradina/MS
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i61.9101Palavras-chave:
Família, força de trabalho, resistência.Resumo
Resumo:
Esta pesquisa busca apresentar as trajetórias de luta de assentados no Projeto de Assentamento (PA) Teijin, do município de Nova Andradina/MS. Além das trajetórias de luta pela permanência na terra pelos assentados, desde os acampamentos até o assentamento em seus lotes, buscamos amparar nossas discussões em torno das relações sociais nas distintas formas de lutas dos assentados. Utilizamos como método de pesquisa, a história oral, com o objetivo de descrever a trajetória de luta dos assentados, mediante entrevista semiestruturada aplicada aos participantes da pesquisa e analisadas através das transcrições das entrevistas e análise de conteúdo, em especial as lutas vividas pelos assentados na conquista e permanência em seus lotes. Entre os resultados encontrados na pesquisa, destacamos as dificuldades de infraestrutura dos lotes, às migrações de acampamentos para a conquista de terra, lutas judiciais com os proprietários de terras, e a capacidade de produzir em meio à conflitualidades do mercado e a carência de organizações coletivas ativas no assentamento.
Como citar este artigo:
MOREIRA, Fabiano Greter. As trajetórias de luta pela terra no assentamento Teijin do município de Nova Andradina/MS. Revista NERA, v. 24, n. 61, p. 187-209, Dossiê I ELAMSS, 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.