PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ESPÍRITO SANTO: O PROJETO PROFISSIONAL E OS IMPACTOS NA VIDA DOS JOVENS CAMPONESES / Pedagogy of alternance in the Espirito Santo: the professional project and the impacts on the life of young peasants / Pedagogía de alternancia en el Espíritu Santo: el proyecto profesional y los impactos en la vida de los jóvenes campesinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i58.7597

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Projeto Profissional do Jovem, Camponês.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre o Projeto Profissional do Jovem, atividade de conclusão do Curso de Técnico em Agropecuária da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola do Bley, em São Gabriel da Palha, no Espírito Santo. Como objetivo, busca identificar os impactos que o projeto profissional do curso proporciona na autonomia e emancipação econômica e social do jovem camponês, tendo como referencial teórico Paulo Freire, Paolo Nosella, Jean-Claude Gimonet dentre outros. Descreve a história da pedagogia da alternância, seus princípios e instrumentos pedagógicos e debate a importância do plano de formação como documento norteador para estudantes das escolas família agrícola. Por meio de grupo focal, destaca os depoimentos de alunos egressos sobre o projeto profissional. Conclui que o Projeto Profissional aplicado nas unidades produtivas possibilita autonomia financeira ao jovem camponês e transformação da sua realidade.

 

Como citar este artigo:

FERNANDES, Rosane Rosa Dias; MARTINS, Danielli Calabrez. Pedagogia da alternância no Espírito Santo: o projeto profissional e os impactos na vida dos jovens camponeses. Revista NERA, v. 24, n. 58, p. 81-99, mai.-ago., 2021.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Rosa Dias Fernandes, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO - Campus Colatina

Mestra em Educação pela Ufes. Exerce a função de Técnica em Assuntos Educacionais no Ifes campus Colatina desde 2017, sendo responsável pedagógica pelos cursos Bacharelado em Administração, Bacharelado em Saneamento Ambiental e Técnico em Edificações.

Atuou como professora orientadora de TCC na Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, e também na pós Administração e Gestão Pública, ambas na modalidade à distância do Ifes Campus Colatina.

Atualmente exerce a função de professora mediadora na Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - DocentEPT.

Danielli Calabrez Martins, MOVIMENTO PROMOCIONAL DO ESPÍRITO SANTO

Professora na Educação do Campo. Licenciada em História. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Ifes Campus Colatina.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Rosa Dias Fernandes, R., & Calabrez Martins, D. (2021). PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ESPÍRITO SANTO: O PROJETO PROFISSIONAL E OS IMPACTOS NA VIDA DOS JOVENS CAMPONESES / Pedagogy of alternance in the Espirito Santo: the professional project and the impacts on the life of young peasants / Pedagogía de alternancia en el Espíritu Santo: el proyecto profesional y los impactos en la vida de los jóvenes campesinos. REVISTA NERA, (58), 81–99. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i58.7597

Edição

Seção

Artigo original