PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ESPÍRITO SANTO: O PROJETO PROFISSIONAL E OS IMPACTOS NA VIDA DOS JOVENS CAMPONESES / Pedagogy of alternance in the Espirito Santo: the professional project and the impacts on the life of young peasants / Pedagogía de alternancia en el Espíritu Santo: el proyecto profesional y los impactos en la vida de los jóvenes campesinos
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i58.7597Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Projeto Profissional do Jovem, Camponês.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre o Projeto Profissional do Jovem, atividade de conclusão do Curso de Técnico em Agropecuária da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola do Bley, em São Gabriel da Palha, no Espírito Santo. Como objetivo, busca identificar os impactos que o projeto profissional do curso proporciona na autonomia e emancipação econômica e social do jovem camponês, tendo como referencial teórico Paulo Freire, Paolo Nosella, Jean-Claude Gimonet dentre outros. Descreve a história da pedagogia da alternância, seus princípios e instrumentos pedagógicos e debate a importância do plano de formação como documento norteador para estudantes das escolas família agrícola. Por meio de grupo focal, destaca os depoimentos de alunos egressos sobre o projeto profissional. Conclui que o Projeto Profissional aplicado nas unidades produtivas possibilita autonomia financeira ao jovem camponês e transformação da sua realidade.
Como citar este artigo:
FERNANDES, Rosane Rosa Dias; MARTINS, Danielli Calabrez. Pedagogia da alternância no Espírito Santo: o projeto profissional e os impactos na vida dos jovens camponeses. Revista NERA, v. 24, n. 58, p. 81-99, mai.-ago., 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.