EVIDÊNCIAS DE UM CRIME: O FECHAMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL BOA ESPERANÇA / Evidence of a Crime: The Closing of the Municipal School Boa Esperança / Evidencia de un delito: El cierre de la Escuela Municipal Boa Esperança
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.7131Palavras-chave:
Campesinato, Agronegócio, Fechamento, Escola no Campo.Resumo
O presente artigo é fruto de resultados da dissertação de mestrado intitulada “o processo de fechamento das escolas no campo na mesorregião do leste goiano: que crime é esse que continua?” O objetivo desse estudo foi de analisar os argumentos utilizados pelo Estado para o fechamento da Escola Municipal Boa Esperança no povoado de Boa Esperança que se localiza no município de Damianópolis, estado de Goiás. As escolas no e do campo são importantes para que os camponeses reconheçam sua identidade e fortaleçam suas ações. Com o fechamento da escola no campo percebe que enfraquece o território do campesinato devido a expulsão desses sujeitos e em contrapartida fortalece outros territórios. Essa escola é uma entre centenas que são fechadas todos os anos no Brasil, obrigando esses sujeitos a frequentar a escola da cidade que não se preocupa com a identidade cultural e que inclusive tem apresentado uma postura preconceituosa sobre estes. Ao estudar na escola da cidade, gera cansaço, desmotivação, insegurança, e é submetido a poeira, a lama, e horas na estrada. Foi importante realizar a pesquisa de campo com observação, entrevistas e roda de conversas e a partir dos dados, constatou que existe um descaso do Estado brasileiro em relação as comunidades camponesas.
Como citar este artigo:
SANTOS, Cássia Betânia Rodrigues. Evidências de um crime: o fechamento da Escola Municipal Boa Esperança. Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 93-112, jan.-abr., 2021.
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