EVIDÊNCIAS DE UM CRIME: O FECHAMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL BOA ESPERANÇA / Evidence of a Crime: The Closing of the Municipal School Boa Esperança / Evidencia de un delito: El cierre de la Escuela Municipal Boa Esperança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.7131

Palavras-chave:

Campesinato, Agronegócio, Fechamento, Escola no Campo.

Resumo

O presente artigo é fruto de resultados da dissertação de mestrado intitulada “o processo de fechamento das escolas no campo na mesorregião do leste goiano: que crime é esse que continua?” O objetivo desse estudo foi de analisar os argumentos utilizados pelo Estado para o fechamento da Escola Municipal Boa Esperança no povoado de Boa Esperança que se localiza no município de Damianópolis, estado de Goiás. As escolas no e do campo são importantes para que os camponeses reconheçam sua identidade e fortaleçam suas ações.  Com o fechamento da escola no campo percebe que enfraquece o território do campesinato devido a expulsão desses sujeitos e em contrapartida fortalece outros territórios. Essa escola é uma entre centenas que são fechadas todos os anos no Brasil, obrigando esses sujeitos a frequentar a escola da cidade que não se preocupa com a identidade cultural e que inclusive tem apresentado uma postura preconceituosa sobre estes. Ao estudar na escola da cidade, gera cansaço, desmotivação, insegurança, e é submetido a poeira, a lama, e horas na estrada. Foi importante realizar a pesquisa de campo com observação, entrevistas e roda de conversas e a partir dos dados, constatou que existe um descaso do Estado brasileiro em relação as comunidades camponesas.

 

Como citar este artigo:

SANTOS, Cássia Betânia Rodrigues. Evidências de um crime: o fechamento da Escola Municipal Boa Esperança. Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 93-112, jan.-abr., 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Betania Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília

Doutoranda em Geografia, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Especialista em Educação do Campo pela Universidade de Brasília. Especialista em Educação Ambiental Campesina pela Universidade Federal do Mato Grosso. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Graduando Pedagogia pela FAEL e Ciências Biológicas pelo IFG. Atuante nas áreas da Geografia, Educação, Educação do Campo e Ambiental.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Rodrigues dos Santos, C. B. (2021). EVIDÊNCIAS DE UM CRIME: O FECHAMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL BOA ESPERANÇA / Evidence of a Crime: The Closing of the Municipal School Boa Esperança / Evidencia de un delito: El cierre de la Escuela Municipal Boa Esperança. REVISTA NERA, (56), 93–112. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.7131

Edição

Seção

Artigo original