A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PERANTE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL: UM OLHAR PARA A GEOMORFOLOGIA

Auteurs

  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Professora Adjunta do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Pau dos Ferros (CAPF). http://orcid.org/0000-0002-6642-3802
  • Monaliza Cristina Galdino Pessoa Licencianda em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF). http://orcid.org/0000-0002-4187-2759
  • Jacimária Fonseca de Medeiros Professora Adjunta do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Pau dos Ferros (CAPF). https://orcid.org/0000-0003-4394-1663
  • Larissa Silva Queiroz Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/CAPF). Membra do Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (CAPF/UERN) e do Grupo de Pesquisa Ambiente e Sociedade (CAA/UERN). https://orcid.org/0000-0002-0400-2535

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8988

Résumé

O ensino da Geomorfologia está subordinado ao esclarecimento do papel exercido pelo relevo na totalidade da paisagem geográfica, trazendo arcabouço para compreensão sistêmica da relação sociedade e natureza. Desse modo, compreende-se que é indispensável pensar em uma disciplina, Geomorfologia, que contribua para o ensino da Geografia escolar respeitando as necessidades eminentes da Educação Básica. Neste sentido, este trabalho de cunho descritivo e interpretativo, tem como objetivo discutir como os conteúdos relacionados ao ensino sobre o relevo estão sendo abordados na Base Nacional Comum Curricular da Educação básica e, como estes podem refletir na composição e organização da formação curricular de cursos de Licenciatura em Geografia nesse novo contexto. Assim, fundamentado através de levantamento bibliográfico e documental, apresenta uma discussão teórica acerca do papel da Geomorfologia para a formação do professor de Geografia; posteriormente, sobre o estudo dos relevos na BNCC e, por fim, levanta a reflexão sobre como a Geomorfologia pode estar presente nos cursos de Licenciatura em Geografia diante das colocações da BNCC da Educação Básica e de sua importância para a formação cidadã.

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Bibliographies de l'auteur

Andreza Tacyana Felix Carvalho, Professora Adjunta do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Pau dos Ferros (CAPF).

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008), Mestre (2013) e Doutora (2018) em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental pela UFPE. 

Monaliza Cristina Galdino Pessoa, Licencianda em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF).


Licencianda em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF).

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Publiée

2022-12-20

Comment citer

Carvalho, A. T. F., Pessoa, M. C. G., Medeiros, J. F. de, & Queiroz, L. S. (2022). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PERANTE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL: UM OLHAR PARA A GEOMORFOLOGIA. Formação (Online), 29(54), 427–443. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8988

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