A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PERANTE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL: UM OLHAR PARA A GEOMORFOLOGIA

Autores

  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Professora Adjunta do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Pau dos Ferros (CAPF). http://orcid.org/0000-0002-6642-3802
  • Monaliza Cristina Galdino Pessoa Licencianda em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF). http://orcid.org/0000-0002-4187-2759
  • Jacimária Fonseca de Medeiros Professora Adjunta do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Pau dos Ferros (CAPF). https://orcid.org/0000-0003-4394-1663
  • Larissa Silva Queiroz Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/CAPF). Membra do Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (CAPF/UERN) e do Grupo de Pesquisa Ambiente e Sociedade (CAA/UERN). https://orcid.org/0000-0002-0400-2535

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8988

Resumo

O ensino da Geomorfologia está subordinado ao esclarecimento do papel exercido pelo relevo na totalidade da paisagem geográfica, trazendo arcabouço para compreensão sistêmica da relação sociedade e natureza. Desse modo, compreende-se que é indispensável pensar em uma disciplina, Geomorfologia, que contribua para o ensino da Geografia escolar respeitando as necessidades eminentes da Educação Básica. Neste sentido, este trabalho de cunho descritivo e interpretativo, tem como objetivo discutir como os conteúdos relacionados ao ensino sobre o relevo estão sendo abordados na Base Nacional Comum Curricular da Educação básica e, como estes podem refletir na composição e organização da formação curricular de cursos de Licenciatura em Geografia nesse novo contexto. Assim, fundamentado através de levantamento bibliográfico e documental, apresenta uma discussão teórica acerca do papel da Geomorfologia para a formação do professor de Geografia; posteriormente, sobre o estudo dos relevos na BNCC e, por fim, levanta a reflexão sobre como a Geomorfologia pode estar presente nos cursos de Licenciatura em Geografia diante das colocações da BNCC da Educação Básica e de sua importância para a formação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Tacyana Felix Carvalho, Professora Adjunta do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Pau dos Ferros (CAPF).

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008), Mestre (2013) e Doutora (2018) em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental pela UFPE. 

Monaliza Cristina Galdino Pessoa, Licencianda em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF).


Licencianda em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF).

Referências

AFONSO, A. et. al. Geomorfologia Geral. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014.

ASCENÇÃO, V. de O. R.; VALADÃO, R. C. A abordagem do conteúdo relevo na educação básica. In: CAVALCANTI, L. de S. (org.) Temas da geografia na Escola Básica. Campinas: Papirus, 2013. p. 45-64.

ASCENÇÃO, V. de O. R.; VALADÃO, R. C. Por uma Geomorfologia socialmente significativa na Geografia escolar: uma contribuição a partir de conceitos fundantes. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial, p. 179-195, 2017. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780. Acesso em: 05 out. 2021.

BATISTA, E. B. Geografia escolar, Educação geográfica, Autonomia docente e questão conceitual: tecendo ligações. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 11, n. 21, p. 05-27, 2021. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/1035. Acesso em: 05 out. 2021.

BERTOLINI, W. Z.; VALADÃO, R. C. A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos. Terrae Didática, Campinas, v. 5, n. 1, p. 27-41, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637500. Acesso em: 05 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 nov. 2019.

CABRAL; A. G. A.; PEREIRA, R. A. Ensino de geomorfologia e livro didático: uma contribuição ao estudo do meio em ambiente semiárido. Revista Acadêmico-científica Scire, v. 11, n. 3, p. 1-18, 2016.

CALLAI, H. C. Parecer crítico sobre a Geografia na Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_9_GE_Helena_Copetti_Callai.pdf. Acesso em: 16 jul. 2020.

CALLAI, H. C. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografía Norte Grande, Santiago, n. 70, p. 9-30, 2018. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-34022018000200009. Acesso em: 05 out. 2021.

CALLAI, H. C. O conhecimento geográfico e a formação do professor de Geografia. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, Número Especial EGAL, p. 1-20, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4517/451744820036.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.

CALLAI, H. C. O ensino da Geografia e a nova realidade. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, n. 24, p. 67-72, 1998. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38900/26307. Acesso em: 04 out. 2021.

CASSETI, V. O relevo no contexto ideológico da natureza: uma nota. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 103-115, 1994. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/4336/3800. Acesso em: 11 ago. 2021.

CAVALCANTI, L. de S. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.

CUNHA, L. F. F. A Geografia escolar e as temáticas físico-naturais na BNCC: desafios à prática docente e à formação de professores. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 01–18, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51587. Acesso em: 13 jun. 2021.

FLORENZANO, T. G. Geomorfologia conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

GUIMARÃES, I. V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, n. esp., p. 1036-1055, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46456. Acesso em: 11 ago. 2021.

MENEZES, V. S.; KAERCHER, N. A. A formação docente em Geografia: por uma mudança de paradigma científico. Giramundo, v. 2, n. 4, p. 47-59, 2015. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/544. Acesso em: 10 set. 2021.

MORAIS, E. M. B. de. As temáticas físico-naturais como conteúdo de ensino da geografia escolar. In: CAVALCANTI, L. de S. (org.) Temas da geografia na Escola Básica. Campinas: Papirus, 2013. p. 13-44.

MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro 2: as matrizes da renovação. – São Paulo: Contexto, 2009.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3 ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2001. 118p.

OLIVEIRA, A. O. S. A.; NUNES, J. O. R. Contextos e significados do relevo para o ensino de Geomorfologia. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 1, n. 31, p. 127-147, 2009. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7444. Acesso em: 05 out. 2021.

OLIVEIRA, A. O. S. A; NUNES, J. O. R. O ensino de Geomorfologia nos cursos de Geografia nas Universidades públicas do Estado de São Paulo. Revista Geográfica de América Central, num. esp., p. 1-12, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4517/451744820094.pdf. Acesso em: 05 out. 2021.

PEDROSA, A. de S. A Geomorfologia perante a ciência geográfica: algumas reflexões. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, n. 26, v. 3, p. 409-417, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/27749. Acesso em: 02 set. 2021.

ROCHA, G. O. R. Uma breve história da formação do(a) professor(a) de Geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, n. 15, p.129-144, 2000.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 156p.

SOUZA, C. J. de O. Ensino de Geomorfologia: desafios na formação inicial. Revista de Geografia, Recife, v. 35, n. 4, p. 288-308, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/238231. Acesso em: 03 out. 2021.

SOUZA, C. J. O. S; VALADÃO, R. C. Habilidades e competências no raciocínio e na prática da Geomorfologia: proposta para a formação em Geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 93-108, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/99768. Acesso em: 08 set. 2021.

SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia Física e Geomorfologia: uma releitura. Porto Alegre: Compasso Lugar¬ Cultura, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Carvalho, A. T. F., Pessoa, M. C. G., Medeiros, J. F. de, & Queiroz, L. S. (2022). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PERANTE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL: UM OLHAR PARA A GEOMORFOLOGIA. Formação (Online), 29(54), 427–443. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8988

Edição

Seção

Artigos