A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PERANTE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL: UM OLHAR PARA A GEOMORFOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8988Resumen
O ensino da Geomorfologia está subordinado ao esclarecimento do papel exercido pelo relevo na totalidade da paisagem geográfica, trazendo arcabouço para compreensão sistêmica da relação sociedade e natureza. Desse modo, compreende-se que é indispensável pensar em uma disciplina, Geomorfologia, que contribua para o ensino da Geografia escolar respeitando as necessidades eminentes da Educação Básica. Neste sentido, este trabalho de cunho descritivo e interpretativo, tem como objetivo discutir como os conteúdos relacionados ao ensino sobre o relevo estão sendo abordados na Base Nacional Comum Curricular da Educação básica e, como estes podem refletir na composição e organização da formação curricular de cursos de Licenciatura em Geografia nesse novo contexto. Assim, fundamentado através de levantamento bibliográfico e documental, apresenta uma discussão teórica acerca do papel da Geomorfologia para a formação do professor de Geografia; posteriormente, sobre o estudo dos relevos na BNCC e, por fim, levanta a reflexão sobre como a Geomorfologia pode estar presente nos cursos de Licenciatura em Geografia diante das colocações da BNCC da Educação Básica e de sua importância para a formação cidadã.
Descargas
Citas
AFONSO, A. et. al. Geomorfologia Geral. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014.
ASCENÇÃO, V. de O. R.; VALADÃO, R. C. A abordagem do conteúdo relevo na educação básica. In: CAVALCANTI, L. de S. (org.) Temas da geografia na Escola Básica. Campinas: Papirus, 2013. p. 45-64.
ASCENÇÃO, V. de O. R.; VALADÃO, R. C. Por uma Geomorfologia socialmente significativa na Geografia escolar: uma contribuição a partir de conceitos fundantes. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial, p. 179-195, 2017. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780. Acesso em: 05 out. 2021.
BATISTA, E. B. Geografia escolar, Educação geográfica, Autonomia docente e questão conceitual: tecendo ligações. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 11, n. 21, p. 05-27, 2021. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/1035. Acesso em: 05 out. 2021.
BERTOLINI, W. Z.; VALADÃO, R. C. A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos. Terrae Didática, Campinas, v. 5, n. 1, p. 27-41, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637500. Acesso em: 05 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 nov. 2019.
CABRAL; A. G. A.; PEREIRA, R. A. Ensino de geomorfologia e livro didático: uma contribuição ao estudo do meio em ambiente semiárido. Revista Acadêmico-científica Scire, v. 11, n. 3, p. 1-18, 2016.
CALLAI, H. C. Parecer crítico sobre a Geografia na Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_9_GE_Helena_Copetti_Callai.pdf. Acesso em: 16 jul. 2020.
CALLAI, H. C. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografía Norte Grande, Santiago, n. 70, p. 9-30, 2018. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-34022018000200009. Acesso em: 05 out. 2021.
CALLAI, H. C. O conhecimento geográfico e a formação do professor de Geografia. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, Número Especial EGAL, p. 1-20, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4517/451744820036.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
CALLAI, H. C. O ensino da Geografia e a nova realidade. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, n. 24, p. 67-72, 1998. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38900/26307. Acesso em: 04 out. 2021.
CASSETI, V. O relevo no contexto ideológico da natureza: uma nota. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 103-115, 1994. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/4336/3800. Acesso em: 11 ago. 2021.
CAVALCANTI, L. de S. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.
CUNHA, L. F. F. A Geografia escolar e as temáticas físico-naturais na BNCC: desafios à prática docente e à formação de professores. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 01–18, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51587. Acesso em: 13 jun. 2021.
FLORENZANO, T. G. Geomorfologia conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.
GUIMARÃES, I. V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, n. esp., p. 1036-1055, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46456. Acesso em: 11 ago. 2021.
MENEZES, V. S.; KAERCHER, N. A. A formação docente em Geografia: por uma mudança de paradigma científico. Giramundo, v. 2, n. 4, p. 47-59, 2015. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/544. Acesso em: 10 set. 2021.
MORAIS, E. M. B. de. As temáticas físico-naturais como conteúdo de ensino da geografia escolar. In: CAVALCANTI, L. de S. (org.) Temas da geografia na Escola Básica. Campinas: Papirus, 2013. p. 13-44.
MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro 2: as matrizes da renovação. – São Paulo: Contexto, 2009.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3 ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2001. 118p.
OLIVEIRA, A. O. S. A.; NUNES, J. O. R. Contextos e significados do relevo para o ensino de Geomorfologia. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 1, n. 31, p. 127-147, 2009. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7444. Acesso em: 05 out. 2021.
OLIVEIRA, A. O. S. A; NUNES, J. O. R. O ensino de Geomorfologia nos cursos de Geografia nas Universidades públicas do Estado de São Paulo. Revista Geográfica de América Central, num. esp., p. 1-12, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4517/451744820094.pdf. Acesso em: 05 out. 2021.
PEDROSA, A. de S. A Geomorfologia perante a ciência geográfica: algumas reflexões. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, n. 26, v. 3, p. 409-417, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/27749. Acesso em: 02 set. 2021.
ROCHA, G. O. R. Uma breve história da formação do(a) professor(a) de Geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, n. 15, p.129-144, 2000.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 156p.
SOUZA, C. J. de O. Ensino de Geomorfologia: desafios na formação inicial. Revista de Geografia, Recife, v. 35, n. 4, p. 288-308, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/238231. Acesso em: 03 out. 2021.
SOUZA, C. J. O. S; VALADÃO, R. C. Habilidades e competências no raciocínio e na prática da Geomorfologia: proposta para a formação em Geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 93-108, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/99768. Acesso em: 08 set. 2021.
SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia Física e Geomorfologia: uma releitura. Porto Alegre: Compasso Lugar¬ Cultura, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.