CONTEXTOS E SIGNIFICADOS DO RELEVO PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA
Palavras-chave:
geomorfologia, relevo, ensino, contextos, significadosResumo
Neste presente artigo busca-se analisar os diferentes significados que podem ser atribuídos ao relevo no contexto do ensino de Geomorfologia. Trata-se de discutir as principais justificativas que envolvem no estudo do conteúdo geomorfológico. Pretende-se transcorrer a validação deste conhecimento em várias esferas, principalmente no que se refere no processo de desvendamento da realidade na análise geográfica. Assim procura-se apontar os seguintes contextos e significados: a natureza da origem do modelado da terra; o significado do relevo no contexto ideológico; o relevo como recurso imaterial; e, o relevo no contexto do planejamento ambiental. Trata-se de reunir e responder as indagações dos discentes sobre o papel desempenhado pela disciplina de geomorfologia seja no interior desta, na totalidade da ciência geográfica e também na aplicação prática do conhecimento para a resolução de problemas ambientais na sociedade atual. Nesse sentido, parte-se de questionamentos simples como: Quais são as teorias básicas e necessárias para que o aluno possa compreender a origem do modelado da Terra? Para quê e para quem servia o conhecimento sobre o relevo no passado? Sendo o relevo um recurso natural, qual o reflexo da ambigüidade (i)materialidade sobre a discussão do concreto e do abstrato? De que forma o caráter ideológico do relevo reflete nas relações da sociedade e natureza? Qual a utilidade do conhecimento geomorfológico atualmente? De que forma a disciplina de geomorfologia pode contribuir na busca pela totalidade do conhecimento geográfico? Deste modo, os contextos e significados do relevo para o ensino de geomorfologia correspondem muitas vezes a justificativa pedagógica disciplinar no âmbito do curso de geografia, trazidos a partir de contribuições de vários especialistas da área e também das experiências apreendidas durante os estágios de docência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.