Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

O Caderno Prudentino de Geografia (CPG) receberá artigos que se enquadraram nas seguintes diretrizes:

 

  • Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pelo site da Revista.
  •  Os artigos deverão ser originais e inéditos.
  •  Os trabalhos recebidos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial e avaliadores, que irão emitir pareceres sobre o artigo.
  •  Os trabalhos aceitos poderão ser publicados no número imediatamente seguinte do CPG ou em números posteriores, conforme decisão da Comissão Editorial.
  •  O arquivo submetido não deverá apresentar identificação dos autores para permitir um processo de avaliação imparcial. As informações sobre o(s) autor(es), sua filiação institucional e/ou trajetória acadêmica, endereço eletrônico e endereço postal, entre outras, deverão ser inseridas no próprio sistema da Revista nos campos específicos para isso.
  •  O CPG aceita artigos, notas e resenhas para publicação.
  • Todos(as) os(as) autores(as) que submeterem seus manuscritos para o CPG deverão ter seu cadastro atualizado com informações pessoais (nome, contato, endereço postal e endereço de e-mail) e as informações institucionais.

 

IMPORTANTE: Não cobramos nenhuma taxa, seja para submissão ou publicação.

Os textos submetidos à revista obrigatoriamente devem seguir as orientações abaixo quanto à normalização e formatação:

 - Os artigos devem ter extensão mínima de 15 e máxima de 25 laudas, incluindo tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas. As notas e resenhas devem ter mínimo de 3 e máximo 7 páginas.

 - Os textos devem ser digitados em Word, no formato .doc, configurados para impressão em papel A4, com 3 cm de margens (superior, inferior, direita e esquerda) e páginas não numeradas. Escritos com fonte Garamond tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5cm, corpo do texto justificado e recuo especial de 1,5cm nas primeiras linhas de cada parágrafo.

 - Na primeira página do artigo deverá constar o título do trabalho, em português, com fonte tamanho 13, negrito, centralizados e espaçamento entrelinhas simples e com letra maiúscula. Seguido do resumo do trabalho em português, em parágrafo único com mínimo de 10 e máximo de 15 linhas, tamanho da fonte 11, justificado, com espaçamento simples. Seguido de palavras-chaves, (mínimo de 3 e máximo de 5) separadas do resumo por um espaço em branco e separadas entre si por ponto e vírgula.

Subsequente, devem seguir os títulos traduzidos, seguidos de seus respectivas traduções de resumos e palavras-chaves sob as mesmas normativas supracitadas.

 - As citações diretas com mais de três linhas deverão ter fonte tamanho 11, justificadas, em espaçamento simples, com recuo esquerdo de 4cm, separadas do restante do texto por uma linha em branco acima e abaixo.

 - Notas de rodapé deverão ser evitadas ao máximo, porém, quando imprescindíveis, deverão possuir a fonte do texto e com tamanho 10, estarem justificadas, com espaçamento simples entrelinhas.

 - Palavras ou frases grifadas deverão ser evitadas, porém, quando imprescindíveis, ou indicarem palavras em língua estrangeira, deverão ser apresentadas em itálico.

 - Tabelas, gráficos e quadros devem ser elaborados em Excel, no formato .xls, e enviados também em arquivos separados, além de estarem inseridos no corpo do texto, que deverão ser apresentadas com formatação centralizada.

 - Figuras, fotos e mapas devem ser elaborados em formato .jpeg ou .tiff (não comprimido), com resolução mínima de 300dpi e dimensões máximas 20 cm de altura e 13 cm de largura. As ilustrações também deverão ser enviadas separadamente, além de serem inseridas no corpo do texto com formatação centralizada.

 - As citações, títulos das tabelas, gráficos, quadros, figuras, fotos e mapas deverão seguir a normalização vigente da ABNT.

 - As referências bibliográficas devem ser completas e precisas, segundo normalização da ABNT, alinhadas em forma justificada, com espaçamento simples entre linhas e inferior de 12 pts.

- Os autores e as autoras poderão baixar o arquivo com o modelo de elaboração de textos e layout do CPG neste link: https://drive.google.com/open?id=12XPtmYXatM4XbZVA4f0fGCODu0Rzmt6D

 

 Obs.: Serão aceitos no máximo três autores(as) por texto, sendo excepcionalmente aceitos mais autores(as), quando houver justificativa plausível, a ser analisada pelo Conselho Editorial. Ressalta-se que tanto os autores, quanto os co-autores devem participar de todas as fases de produção do artigo. Nos artigos com mais de um autor (a), é obrigatória a submissão da declaração de contribuição individual a ser anexada no campo "Documentos Complementares".

Ademais serão aceitos, no período de um ano, no máximo um texto como autor pincipal e um como co-autor.

 

 Síntese da formatação

ITEM PARA SER FORMATADO

ARTIGOS

NOTAS E RESENHAS

TÍTULO

Fonte

- Gramond, tamanho 13

- Negrito

- Centralizado

- Espaçamento entrelinhas simples

- Letra maiúscula

Traduções

- Inglês

- Terceira língua (espanhol ou francês)

dispensa

 

RESUMO

Extensão mínima

- 10 linhas

dispensa

Extensão máxima

- 15 linhas

Fonte

- Garamand, tamanho 11

- Justificado

- Espaçamento entrelinhas simples

Palavras-chave

- Entre 3 e 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula

 

CORPO DO TEXTO

Extensão mínima

- 15 páginas

- 3 páginas

Extensão máxima

- 25 páginas

- 7 páginas

Fonte

- Garamond, tamanho 12

- Justificado

- Espaçamento entrelinhas de 1,5 cm

- Recuo de parágrafo de 1,5 cm nas primeiras linhas

Margens

- 3 cm (esquerda, direita, inferior e superior)

Citações

- Garamond, tamanho 11

- Justificadas

- Espaçamento entrelinhas simples

- Recuo no parágrafo inteiro de 4 cm

- Referência de acordo com as normas vigentes da ABNT

Nota de rodapé

- Usar o mínimo possível de notas de rodapé

- Numerar de forma sequencial

- Garamond, tamanho 10

- Justificadas

- Espaçamento entrelinhas simples

 

ILUSTRAÇÕES

Tabelas

- Formato .xls, .jpeg ou .tiff

- Centralizadas no corpo do texto

- Também enviar separadamente pela plataforma como Documento Suplementar

- Títulos e referências de acordo com as normas vigentes da ABNT

Figuras

Mapas

Gráficos

Fotos

 

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

Seguir normas vigentes da ABNT

Dossiê Temático "Geografia, Ensino e Pesquisa no transcurso da pandemia da Covid-19"

O objetivo deste Dossiê é abrir um espaço de diálogo entre ciência e a sociedade sobre os impactos diretos da pandemia na produção de conhecimentos e no ensino de geografia. O formato dos textos podem ser: crônicas, relatos de experiências e práticas ou poemas e poesias. Queremos, exclusivamente para este Dossiê, reunir um conjunto de materiais de outras linguagens e narrativas, que não precisem necessariamente adotar os estilos de escritas científicas comuns aos trabalhos acadêmicos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.