DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL NATURAL DE EROSÃO (PNE) E DEGRADAÇÃO DO SOLO ASSOCIADA A RODOVIAS NO MUNICÍPIO DE OURINHOS/SP
DOI :
https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8934Résumé
Este trabalho teve como objetivo determinar o Potencial Natural de Erosão (PNE) da microbacia hidrográfica do Trevo, município de Ourinhos/São Paulo, onde foi desenvolvido quadro de erosão linear, possivelmente intensificado pela finalização da obra de implantação do trevo das rodovias BR-153 e SP-270. A demanda partiu do Ministério Público Federal. Foram usados somente os fatores físicos da Equação Universal de Perda de Solo por erosão (EUPS): erosividade das chuvas (R), erodibilidade dos solos (K) e topografia (LS). A erosividade das chuvas foi estimada por meio dos dados mensais pluviométricos do posto “Ourinhos”, do período de 1981 a 2015. Utilizou-se dado médio de erodibilidade do Latossolo, oriundo do basalto, predominante no município. Para o fator topográfico: comprimento de rampa e declividade foi utilizado o modelo digital de elevação do satélite ALOS, sensor PALSAR, de resolução espacial 12,5 m. O mapa do Potencial Natural de Erosão foi obtido a partir da multiplicação dos fatores supracitados. O índice de erosividade do período foi de 6.800,36 MJ.mm.ha-1.h-1, classificado como intermediário; a erosão tem início em declividades de 12 a 20%; a classe predominante de PNE é Fraca, 0-400 t.ha-1.ano-1. Atribui-se a formação da ravina à impermeabilização da rodovia, que levou à concentração e descarga das águas pluviais em um único ponto, sem a dissipação da energia. Portanto, apesar do baixo potencial natural superficial erosivo, o planejamento inadequado da obra potencializou o processo erosivo, que resultou em forte impacto ambiental negativo.
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