Concepções de professores sobre o ensino integrado nos institutos federais

Uma análise a partir de uma formação continuada colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.8416

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica, Colaboração

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa que analisou as contribuições de uma formação continuada para possíveis mudanças de concepções de professores sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No âmbito da EPT, o termo “formação integrada” apresenta uma certa polissemia. Em meio a isso, o Ensino Médio Integrado (EMI) busca a superação da divisão social do trabalho. Assim, fomentar uma educação profissional que contemple os princípios da formação integrada, atendendo a todos de maneira igualitária, é entender qual a concepção que o professor tem desta. Neste contexto, traz-se aqui um olhar sobre as concepções dos professores antes e após vivenciarem uma formação que teve no enfoque colaborativo o diferencial para a compreensão dos princípios e finalidades da EPT. Seguindo abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, foi elaborada, aplicada e analisada uma atividade de extensão (curso), tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos são docentes da carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) atuantes no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os resultados apontam a predominância inicial de uma concepção voltada para o mercado de trabalho. A partir da vivência da formação, o entendimento passou a ser o de uma formação humana integral, olhando para o mundo do trabalho. Em suma, evidenciou-se que uma formação continuada sob o enfoque colaborativo, que contemple os conhecimentos prévios, os anseios e a realidade de atuação profissional dos docentes, ofertada no seu próprio espaço de trabalho, lhes possibilita a construção de novos saberes e uma melhor apropriação dos princípios e finalidades da EPT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Christiane Oliveira Souza, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Nova Andradina – MS – Brasil

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFMS).

Claudio Zarate Sanavria, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Nova Andradina – MS – Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFMS). Doutor em Educação (UNESP).

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método das ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. Ed, p. 109-178. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 1998.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, MP, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 05 set. 2018.

CIAVATTA, M. A formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. p. 83-106. São Paulo: Cortez, 2012.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, 2011. DOI: 10.22420/rde.v5i8.45. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/45/42. Acesso em: 10 jun. 2019.

DAMASCENA, E. A.; MOURA, D. H. Formação de professores para a educação profissional: sobre políticas e perspectivas. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 178-199, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i30.4367. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4367. Acesso em: 10 jun. 2019.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 49-78.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 21-56.

FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A Escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GAMA, R. P.; FIORENTINI, D. Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 441-461, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about. Acesso em: 16 jun. 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

KUENZER, A. Z. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos: palestra. In: INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. Brasília, DF: Inep, 2008.

MOURA, D. H. (org.). Trabalho e formação docente na educação profissional: desafios teóricos-metodológicos e políticas públicas. Curitiba: IFPR-EAD, 2014. v. III. E-book. (Coleção Formação de Professores). Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura. Acesso em: 18 fev. 2019.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2008. DOI: 10.15628/rbept.2008.2863. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 16 set. 2018.

MOURA, D. H. A organização curricular do Ensino Médio Integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 7, p. 1-19, 2012. DOI: 10.29148/labor.v1i7.6702. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6702. Acesso em: 10 jun. 2019.

NÓVOA, A. Formação de professores no século XXI e a perspectiva da educação integral. Destinatário: Instituto Ayrton Senna. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5ILSaixhT6s. Acesso em: 12 mar. 2019.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid, 2009. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/en/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf. Acesso em: 15 maio 2019.

PACHECO, E. M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.

PACHECO, E. M. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.

PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Portugal: Porto Editora, 1999.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. Curitiba: Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.

RAMOS, M. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. [recurso eletrônico]. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp- content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 16 set. 2018.

SANAVRIA, C. Z. Formação continuada de professores de matemática com enfoque colaborativo: contribuições para o uso reflexivo dos recursos da Web 2.0 na prática pedagógica. 283 f. Tese (Doutor em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Presidente Prudente, SP, 2014.

SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-180, 2007. DOI: 10.1590/S1413-24782007000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/. Acesso em: 16 set. 2018.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. Tese (Professor Livre Docente) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2005.

Publicado

31-12-2022

Como Citar

SOUZA, A. C. O.; SANAVRIA, C. Z. Concepções de professores sobre o ensino integrado nos institutos federais: Uma análise a partir de uma formação continuada colaborativa. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022028, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.8416. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8416. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.