Caracterização da atuação docente no atendimento educacional especializado na educação de jovens e adultos durante a pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10255

Palavras-chave:

Educação Especial, Atendimento educacional especializado, Educação de jovens e adultos, COVID-19

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as perspectivas dos docentes sobre a atuação no atendimento educacional especializado (AEE) para os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) na modalidade de ensino de jovens e adultos (EJA), no período da pandemia da COVID-19. Participaram da pesquisa sete professores do AEE, que atendiam PAEE matriculados na EJA. Para coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, e a análise baseou-se em análise de conteúdo. Os resultados foram apresentados em cinco categorias: planejamento das atividades; atividades, recursos e apoio na pandemia; frequência das atividades passadas pelos professores e devolutiva dos estudantes na pandemia; articulação da atuação docente com a realidade das famílias na pandemia; atuação docente na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia. Conclui-se que, o ensino remoto trouxe possibilidades e necessidades de mudanças que podem favorecer o ensino no AEE na EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melina Radaelli Gatti, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). Departamento de Psicologia (UFSCar).

Polyane Gabrielle de Freitas, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). Departamento de Psicologia (UFSCar).

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Especial. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). Departamento de Psicologia (UFSCar).

Referências

ALMEIDA, L. M. L.; CAVALCANTE, L. A.; MELLO, A. R. G. R. O que dizem as famílias? Breve reflexão sobre ensino remoto em tempos de pandemia. Brazilian

Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 19646–19658, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n2-554. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25257. Acesso em: 15 jul. 2023.

BITENCOURT, H. R.; GONÇALVES, L. B.; FARIAS, S. C.; PINHEIRO, J. C.; DA SILVA, K. S.; FAGUNDES, A. H. A.; DE ALMEIDA, O.; DE MOURA, G. N. Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 106494–106516, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n11-336. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862. Acesso em: 15 jul. 2023.

BOLFE, M.; PORTILHO, E. M. L. Formação de professores da EJA em tempos de pandemia: interação, criatividade e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 22, n. 72, p. 222-246, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2022000100109&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_05.10.1988/ind.asp. Acesso em: 15 jul. 2023.

BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 27833, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.

BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. C. S. Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: vozes da pesquisa científica na área (2008-2020). Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e2/1–26, 2022. DOI: 10.5902/1984686X65908. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/65908. Acesso em: 15 jul. 2023.

CAMPOS, J. A. P. P.; DUARTE, M. O aluno com deficiência na EJA: reflexões sobre o atendimento educacional especializado a partir do relato de uma professora da educação especial. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 24, n. 40, p. 271–283, 2011. DOI: 10.5902/1984686X2933. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2933. Acesso em: 15 jul. 2023.

CARNEIRO, R. F. S. Letramento Digital na Educação de Jovens e Adultos: Colégio Estadual Daniel Lisboa. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos) –Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, 2020.

CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Biblioteca IDAAM, 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 15 jul. 2023.

CUNHA JÚNIOR, A. S.; OLIVEIRA MATEUS, K. A.; POMPONET LIMA, M. M.; MENEZES, M. C.; COSTA, S. B. Educação de jovens e adultos (EJA) no contexto da pandemia de COVID-19: Cenários e Dilemas em Municípios Baianos. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–22, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9357. Acesso em: 15 jul. 2023.

DELFINO, F. C.; SILVA, C. S.; TEIXEIRA, R. M. L.; SILVA, C. R. O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto. Rev. Eletr. Arma da Crítica.Fortaleza, [S. l.], v. 10, n. 14, p. 232-255, 2020. ISSN 1984-4735. Disponível em: http://www.armadacritica.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=100:artigos_dezembro_2020&Itemid=128. Acesso em: 15 jul. 2023.

DIAS-TRINDADE, S.; CORREIA, J. D.; HENRIQUES, S. Ensino Remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Rev. Tempos Espaços Educ, [S. l.], v. 13, n. 32, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14426. Acesso em: 15 jul. 2023.

FANTINATO, M. C.; FREITAS, A. V.; DIAS, J. C. M. "Não olha para a cara da gente": ensino remoto na EJA e processos de invisibilização em contexto de pandemia. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 13, n. 1, p. 104-124. 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2740/274065702007/274065702007.pdf. DOI: 10.22267/relatem.20131.44. Acesso em: 15 jul. 2023.

FARIAS, A. S.; ARRUDA, L. L.; CRAVEIRO, T. S. U.; SILVA, C. R. Os desafios do trabalho docente na rede municipal de Fortaleza no contexto da pandemia de Covid-19. Rev. Eletr. Arma da Crítica, Fortaleza, v. 10, n. 14, p. 154-179, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/61817/1/2020_art_asfarias.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Líber Livros Editora, 2005.

GLAT, R.; ESTEF, S. Experiências e vivências de escolarização de alunos com deficiência intelectual. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v. 27, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/C96ZQ9VXVPKRdmHjf4LSCht/. Acesso em: 09 out. 2023.

HAAS, C. Narrativas e percursos escolares de jovens e adultos com deficiência: “Isto me lembra uma história!”. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

HOLANDA, G. S.; PEREIRA, M. A. M.; FERREIRA, S. C. M. Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos: um desafio para a gestão da escola pública. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 34, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/64202/pdf. Acesso em: 08 out. 2023.

LAERCIO-FILHO, J.; SILVA, E. V. Adaptações na EJA no período pandêmico: experiências vivenciadas por professores/as de Bernardino Batista-PB. Diversitas Journal, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.48017/dj.v8i1.2434. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2434. Acesso em: 15 jul. 2023.

LIMA, F. O. Experiências inclusivas na educação de jovens e adultos em um município do interior paulista. 2015. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.

LIMA, F. V.; ALDEMAR BALBINO DA COSTA; CLÉBER LOPES; SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV. Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia: Uma Proposta Possível?. Revista Interacções, [S. l.], v. 16, n. 54, p. 106–125, 2020. DOI: 10.25755/int.21022. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21022. Acesso em: 15 jul. 2023.

LIMA, W. R.; PIRES, L. L. A; SOUZA, P. H. A educação de jovens e adultos, o educando e o contexto da pandemia. Perspectivas e Desafios, v. 1, n. 1. 2020.

MACHADO, S. S. B. C. et al. Indagações na/com a EJA no contexto de pandemia: uma experiência em círculos de cultura digitais. Práx. Educ., Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, abr. 2021, p. 117-136. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200117&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2023.

MANCA, S. Snapping, pinning, liking or texting: Investigating social media in higher

education beyond Facebook. The Internet and Higher Education, [S. l.], v. 44, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1096751619304257. Acesso em: 15 jul. 2023.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS CORREIA, D.; NASCIMENTO, F. L. COVID-19, ensino remoto e a

educação de jovens e adultos. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 17,

p. 06–22, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4700205. Disponível em:

https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/324. Acesso em: 15 jul. 2023.

MOREIRA, M. E. S. et al. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/11584/9668. Acesso em: 15 jul. 2023.

NICODEMOS, A.; SERRA, E. Educação de jovens e adultos em contexto pandêmico:

entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 871-892, 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/nicodemos-serra.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

RIES, E. F.; ROCHA, V. M. P.; SILVA, C. G. L. Avaliação do ensino remoto de Epidemiologia em uma universidade pública do Sul do Brasil durante pandemia de COVID-19. Interfaces da educação, [S. l.], v. 13, n. 39, 2023. DOI: 10.26514/inter.v13i39.5489. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5489. Acesso em: 15 jul. 2023.

RONDINI; C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interf Científ, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 15 jul. 2023.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almeida, 2020.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C. S.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289/209209213529. Acesso em: Acesso em: 15 jul. 2023.

SIEMS, M. E. R. Educação de Jovens e Adultos com deficiência: saberes e caminhos em construção. Rev. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texton-031.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

SILVA, C. R.; FREITAS, A. C. S.; ALMEIDA, N. R. O. A EJA e o ensino remoto emergencial: um olhar discente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1-10. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6626/5608. Acesso em: 15 jul. 2023.

Publicado

30-12-2023

Como Citar

GATTI, M. R.; FREITAS, P. G. de; CAMPOS, J. A. de P. P. Caracterização da atuação docente no atendimento educacional especializado na educação de jovens e adultos durante a pandemia do COVID-19. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10255. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10255. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua