Caracterização da atuação docente no atendimento educacional especializado na educação de jovens e adultos durante a pandemia do COVID-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10255

Mots-clés :

Educação Especial, Atendimento educacional especializado, Educação de jovens e adultos, COVID-19

Résumé

O estudo teve como objetivo analisar as perspectivas dos docentes sobre a atuação no atendimento educacional especializado (AEE) para os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) na modalidade de ensino de jovens e adultos (EJA), no período da pandemia da COVID-19. Participaram da pesquisa sete professores do AEE, que atendiam PAEE matriculados na EJA. Para coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, e a análise baseou-se em análise de conteúdo. Os resultados foram apresentados em cinco categorias: planejamento das atividades; atividades, recursos e apoio na pandemia; frequência das atividades passadas pelos professores e devolutiva dos estudantes na pandemia; articulação da atuação docente com a realidade das famílias na pandemia; atuação docente na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia. Conclui-se que, o ensino remoto trouxe possibilidades e necessidades de mudanças que podem favorecer o ensino no AEE na EJA.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Melina Radaelli Gatti, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). Departamento de Psicologia (UFSCar).

Polyane Gabrielle de Freitas, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). Departamento de Psicologia (UFSCar).

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Especial. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). Departamento de Psicologia (UFSCar).

Références

ALMEIDA, L. M. L.; CAVALCANTE, L. A.; MELLO, A. R. G. R. O que dizem as famílias? Breve reflexão sobre ensino remoto em tempos de pandemia. Brazilian

Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 19646–19658, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n2-554. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25257. Acesso em: 15 jul. 2023.

BITENCOURT, H. R.; GONÇALVES, L. B.; FARIAS, S. C.; PINHEIRO, J. C.; DA SILVA, K. S.; FAGUNDES, A. H. A.; DE ALMEIDA, O.; DE MOURA, G. N. Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 106494–106516, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n11-336. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862. Acesso em: 15 jul. 2023.

BOLFE, M.; PORTILHO, E. M. L. Formação de professores da EJA em tempos de pandemia: interação, criatividade e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 22, n. 72, p. 222-246, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2022000100109&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_05.10.1988/ind.asp. Acesso em: 15 jul. 2023.

BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 27833, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.

BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. C. S. Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: vozes da pesquisa científica na área (2008-2020). Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e2/1–26, 2022. DOI: 10.5902/1984686X65908. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/65908. Acesso em: 15 jul. 2023.

CAMPOS, J. A. P. P.; DUARTE, M. O aluno com deficiência na EJA: reflexões sobre o atendimento educacional especializado a partir do relato de uma professora da educação especial. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 24, n. 40, p. 271–283, 2011. DOI: 10.5902/1984686X2933. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2933. Acesso em: 15 jul. 2023.

CARNEIRO, R. F. S. Letramento Digital na Educação de Jovens e Adultos: Colégio Estadual Daniel Lisboa. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos) –Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, 2020.

CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Biblioteca IDAAM, 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 15 jul. 2023.

CUNHA JÚNIOR, A. S.; OLIVEIRA MATEUS, K. A.; POMPONET LIMA, M. M.; MENEZES, M. C.; COSTA, S. B. Educação de jovens e adultos (EJA) no contexto da pandemia de COVID-19: Cenários e Dilemas em Municípios Baianos. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–22, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9357. Acesso em: 15 jul. 2023.

DELFINO, F. C.; SILVA, C. S.; TEIXEIRA, R. M. L.; SILVA, C. R. O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto. Rev. Eletr. Arma da Crítica.Fortaleza, [S. l.], v. 10, n. 14, p. 232-255, 2020. ISSN 1984-4735. Disponível em: http://www.armadacritica.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=100:artigos_dezembro_2020&Itemid=128. Acesso em: 15 jul. 2023.

DIAS-TRINDADE, S.; CORREIA, J. D.; HENRIQUES, S. Ensino Remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Rev. Tempos Espaços Educ, [S. l.], v. 13, n. 32, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14426. Acesso em: 15 jul. 2023.

FANTINATO, M. C.; FREITAS, A. V.; DIAS, J. C. M. "Não olha para a cara da gente": ensino remoto na EJA e processos de invisibilização em contexto de pandemia. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 13, n. 1, p. 104-124. 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2740/274065702007/274065702007.pdf. DOI: 10.22267/relatem.20131.44. Acesso em: 15 jul. 2023.

FARIAS, A. S.; ARRUDA, L. L.; CRAVEIRO, T. S. U.; SILVA, C. R. Os desafios do trabalho docente na rede municipal de Fortaleza no contexto da pandemia de Covid-19. Rev. Eletr. Arma da Crítica, Fortaleza, v. 10, n. 14, p. 154-179, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/61817/1/2020_art_asfarias.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Líber Livros Editora, 2005.

GLAT, R.; ESTEF, S. Experiências e vivências de escolarização de alunos com deficiência intelectual. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v. 27, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/C96ZQ9VXVPKRdmHjf4LSCht/. Acesso em: 09 out. 2023.

HAAS, C. Narrativas e percursos escolares de jovens e adultos com deficiência: “Isto me lembra uma história!”. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

HOLANDA, G. S.; PEREIRA, M. A. M.; FERREIRA, S. C. M. Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos: um desafio para a gestão da escola pública. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 34, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/64202/pdf. Acesso em: 08 out. 2023.

LAERCIO-FILHO, J.; SILVA, E. V. Adaptações na EJA no período pandêmico: experiências vivenciadas por professores/as de Bernardino Batista-PB. Diversitas Journal, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.48017/dj.v8i1.2434. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2434. Acesso em: 15 jul. 2023.

LIMA, F. O. Experiências inclusivas na educação de jovens e adultos em um município do interior paulista. 2015. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.

LIMA, F. V.; ALDEMAR BALBINO DA COSTA; CLÉBER LOPES; SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV. Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia: Uma Proposta Possível?. Revista Interacções, [S. l.], v. 16, n. 54, p. 106–125, 2020. DOI: 10.25755/int.21022. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21022. Acesso em: 15 jul. 2023.

LIMA, W. R.; PIRES, L. L. A; SOUZA, P. H. A educação de jovens e adultos, o educando e o contexto da pandemia. Perspectivas e Desafios, v. 1, n. 1. 2020.

MACHADO, S. S. B. C. et al. Indagações na/com a EJA no contexto de pandemia: uma experiência em círculos de cultura digitais. Práx. Educ., Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, abr. 2021, p. 117-136. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200117&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2023.

MANCA, S. Snapping, pinning, liking or texting: Investigating social media in higher

education beyond Facebook. The Internet and Higher Education, [S. l.], v. 44, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1096751619304257. Acesso em: 15 jul. 2023.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS CORREIA, D.; NASCIMENTO, F. L. COVID-19, ensino remoto e a

educação de jovens e adultos. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 17,

p. 06–22, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4700205. Disponível em:

https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/324. Acesso em: 15 jul. 2023.

MOREIRA, M. E. S. et al. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/11584/9668. Acesso em: 15 jul. 2023.

NICODEMOS, A.; SERRA, E. Educação de jovens e adultos em contexto pandêmico:

entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 871-892, 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/nicodemos-serra.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

RIES, E. F.; ROCHA, V. M. P.; SILVA, C. G. L. Avaliação do ensino remoto de Epidemiologia em uma universidade pública do Sul do Brasil durante pandemia de COVID-19. Interfaces da educação, [S. l.], v. 13, n. 39, 2023. DOI: 10.26514/inter.v13i39.5489. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5489. Acesso em: 15 jul. 2023.

RONDINI; C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interf Científ, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 15 jul. 2023.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almeida, 2020.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C. S.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289/209209213529. Acesso em: Acesso em: 15 jul. 2023.

SIEMS, M. E. R. Educação de Jovens e Adultos com deficiência: saberes e caminhos em construção. Rev. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texton-031.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

SILVA, C. R.; FREITAS, A. C. S.; ALMEIDA, N. R. O. A EJA e o ensino remoto emergencial: um olhar discente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1-10. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6626/5608. Acesso em: 15 jul. 2023.

Publiée

2023-12-30

Comment citer

GATTI, M. R.; FREITAS, P. G. de; CAMPOS, J. A. de P. P. Caracterização da atuação docente no atendimento educacional especializado na educação de jovens e adultos durante a pandemia do COVID-19. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10255. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10255. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua