A TEORIA DA INDIVIDUALIDADE PARA SI COMO REFERÊNCIA À ANÁLISE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4183Mots-clés :
Educação escolar, Individualidade para si, Adolescência.Résumé
Por meio da aproximação entre a teoria filosófico-ontológica da formação da individualidade para si e a psicologia histórico-cultural, este artigo tem como objetivo apresentar aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. A individualidade para si foi apresentada como máxima possibilidade da formação do indivíduo e tal processo é realizado a partir da relação dialética entre objetivação e apropriação das objetivações genéricas para-si, ou seja, das produções humanas mais elaboradas, como a ciência, a arte e a filosofia. A adolescência foi considerada uma fase privilegiada do desenvolvimento humano para a internalização de tais produções humanas, devido à formação do pensamento por conceitos. Conclui-se que a educação escolar, ao socializar essas objetivações genéricas não cotidianas, contribui decisivamente para o desenvolvimento do autodomínio da conduta, da autoconsciência e da formação de uma individualidade livre e universal.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.