A LITERATURA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Anderson Teixeira Rolim Unopar
  • Aline de Mello Sanfelici UTFPR

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3681

Mots-clés :

Conceito, Professores, Literatura

Résumé

O presente artigo expõe o conceito de literatura de professores de Língua Portuguesa e Literatura dos anos finais do Ensino Fundamental, interrogados por meio de questão discursiva em questionário. Procura compreender o valor da arte literária para os profissionais do ensino, através da comparação com os conceitos de literatura expressos pelos documentos da educação brasileira e com as perspectivas teóricas que caracterizam a formação acadêmica nos cursos de Letras. Conclui que, para os profissionais do ensino consultados, a arte literária tem valor fundamental na formação humana e é capaz de elevar-se sobre a linguagem cotidiana. Encerra afirmando o alinhamento dos conceitos apresentados como um facilitador para as iniciativas públicas para a formação de leitores no Brasil. Por fim, aponta para a necessidade de novas pesquisas que acordem as concepções e as práticas de docentes formadores de leitores.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3681

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Anderson Teixeira Rolim, Unopar

Anderson Teixeira Rolim possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Literatura Brasileira (UEL), Mestrado em Letras – Estudos Literários (UEL) e Doutorado em Letras – Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR) e docente da Licenciatura em Letras (UNOPAR). Tem experiência na área de Letras, Linguagens e Comunicação, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa nas modalidades da Educação Básica e Ensino Superior. Pesquisa temas relacionados ao Ensino de Literatura, especialmente, as questões que abordam a mediação tecnológica nos espaços educativos.      

Aline de Mello Sanfelici, UTFPR

Aline de Mello Sanfelici possui doutorado e mestrado em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado junto ao programa de mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atualmente, é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. Atua nas áreas de Letras, Literatura, Educação e Ensino.

Publiée

2016-02-29

Comment citer

ROLIM, A. T.; SANFELICI, A. de M. A LITERATURA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 246–264, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3681. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3681. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO