A importância do professor supervisor do estágio supervisionado na formação inicial de licenciandos em Biologia

Aproximações e distanciamentos com o Pibid e o PRP

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10126

Mots-clés :

Estágio Curricular Supervisionado, Formação Inicial, Professor Supervisor, Programas de ensino

Résumé

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e os Programas de Iniciação à Docência Pibid e PRP, têm centralidade nas discussões sobre a formação inicial de professores. O objetivo da pesquisa foi investigar as contribuições do Professor Supervisor (PS) do ECS na formação inicial de licenciandos em Biologia e a correlação com os Programas citados. A pesquisa tem abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, foi utilizado um questionário elaborado no Google Forms, enviado aos 14 professores participantes através do WhatsApp. Foi organizado as respostas em duas categorias de análise: a) contribuições do PS no ECS e b) Pibid e PRP: dissonâncias e aproximações com o ECS. A categoria ‘a’ refere-se às contribuições do PS para o estagiário. A categoria ‘b’ tratou das aproximações e distanciamentos entre ECS, Pibid e PRP. Diante disso, constatou-se que os Professores Supervisores da educação básica contribuem como coformadores de futuros professores de Ciências e Biologia.

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Bibliographies de l'auteur

Cristhian Isaac Amaral Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC).

Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professora adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UESC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC).

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Publiée

2023-12-30

Comment citer

SANTOS, C. I. A.; DIAS, V. B. A importância do professor supervisor do estágio supervisionado na formação inicial de licenciandos em Biologia: Aproximações e distanciamentos com o Pibid e o PRP. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023026, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10126. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10126. Acesso em: 20 déc. 2024.

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