FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADES DE LEITURA LITERÁRIA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: REALIDADE E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Elza Tie Fujita Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5085

Palabras clave:

Formação de professores, Atividades de leitura literária, perspectiva histórico-crítica, Realidade e possibilidades.

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar as percepções docentes acerca da efetivação da práxis didático-pedagógica com atividades de Leitura Literária em uma perspectiva Histórico-Crítica, com o intuito de discutir suas possíveis contribuições para a formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética, cuja análise e reflexões realizadas, foram pautadas nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Como instrumentos de produção de dados, foram utilizados observações em sala de aula e a coleta de dados por meio de um questionário com questões abertas. Saliente-se que a investigação envolveu uma escola da Educação Básica localizada no município de Londrina, Paraná, da qual foram selecionadas duas turmas do 9º ano e suas respectivas professoras de Língua Portuguesa. Os resultados indicaram a importância da junção teoria e prática na concretização da práxis educativa com o intuito de possibilitar a humanização do sujeito de forma crítica e universal.

 

 

Palavras-chave: Formação de professores; Atividades de leitura literária; perspectiva histórico-crítica; Realidade e possibilidades.

 

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Biografía del autor/a

Elza Tie Fujita, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação - UEL

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina ´PR

Publicado

2017-08-11

Cómo citar

FUJITA, E. T.; FRANCO, S. A. P. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADES DE LEITURA LITERÁRIA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: REALIDADE E POSSIBILIDADES. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.5085. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5085. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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